El Colorado ou Valle Nevado?
Se você pensa em esquiar no Chile, então vai precisar escolher uma estação de esqui. Existem algumas diferenças entre elas e eu vou te contar aqui.
Quais estações de esqui tem no Chile?
Existem algumas estações próximas a Santiago, sendo assim você pode ter Santiago como base e passar o dias nas estações de esqui.
As principais delas são:
- El Colorado
- La Parva
- Farellones
- Valle Nevado
Clique em cima do nome para conhecer cada uma delas.
Por que escolher El Colorado?
Principalmente em relação ao Valle Nevado, a estação de esqui de El Colorado é menor, mais barata e menos cheia de gente. Para quem é iniciante é uma boa pedida, pois esquiar pode não ser tão fácil para todo mundo e é melhor uma pista menos íngreme.
Caso você ainda não tenha roupas adequadas (térmicas e principalmente impermeáveis) vai ser preciso alugar. Não tem como esquiar com roupas normais. Você vai sair encharcado e gelado!
Mas tem solução! Caso você contrate uma agência para te levar até lá, a própria agência passa numa loja para que os turistas possam alugar as roupas próprias para a neve. Caso você esteja de carro pode fazer o mesmo percurso e ir até a loja.
Chegando lá você pode contratar uma aula de esqui, o que eu aconselho muito para quem nunca colocou um esqui nos pés. Não é tão fácil, mas é totalmente possível! A aula dura mais ou menos umas 2 horas e depois os instrutores te deixam por conta e inacreditavelmente você já vai ter uma certa autonomia.
Além de contratar a aula, você também vai precisar alugar todo o equipamento. Os valores são bem salgados, mas já que você está lá não vai querer perder.
Se você acha que esquiar é algo impossível, veja no vídeo abaixo como é uma aula de esqui para crianças. Para os adultos não muda quase nada, com a diferença que eles aprendem bem mais rápido que a gente. Tem tombo? Tem. Passa vergonha? Passa. Pode se machucar? É provável. Mas o mais legal é que depois de uma hora passando mil tipos de vergonha você já consegue deslizar sobre os esquis. E depois que pega o jeito é uma delícia!
E o que tem para comer?
Não tem muitas opções. Tem apenas uma lanchonete que vende sanduiches e batatas fritas e poucas mesas. Nós deixamos para almoçar umas 14h e chegando lá não tinha mais nem sanduiche e nem batata frita.
Sorte que eu tinha levado uns sanduiches que eu fiz no hotel, aliás, essa é uma dica de ouro! Compre comidas para levar, sai mais barato e você não corre o risco de passar fome. Principalmente quem está com crianças como eu.
Como chegar em El Colorado?
El Colorado fica no meio de uma montanha, então não imagine um acesso muito fácil. Pelo contrário, são 39 curvas, muitas vezes cobertas de gelo e a 1 passo de um penhasco. Você consegue chegar de carro, van ou, se for um atleta super disposto, de bicicleta. Tem muitos corajosos desses por lá!
Pela dificuldade de acesso, os preços praticados pelas agências de turismo são bastante salgados. Você vai pagar em torno de R$ 400,00 a R$ 500,00 POR PESSOA na alta temporada, com ida e volta (preço em julho de 2023). Foi um dos meus choques na viagem. Veja aqui quanto custou um dia de esqui em La Parva. Os preços não variam muito, com exceção do Valle Nevado que costuma ser mais caro.
Em uma das nossas subidas na montanha eu peguei um taxi que saiu mais ou menos nessa faixa de preço. Consegui negociar um pouco. Antes de embarcar, o taxista me apresentou as corrente que devem ser colocadas nos pneus do carro caso a pista esteja com gelo.
A menos que você tenha muita prática de dirigir na neve, não arrisque a sua vida tentando ir por conta própria de carro.
Outro detalhe que prova o perigo da estrada é que até as 13h da tarde os carros só podem subir a montanha e a partir desse horários os veículos só podem descer.