Corre! Conheça Veneza antes que ela afunde! Veneza é uma cidade muito diferente! No lugar de ruas ela tem canais, no lugar de carros ela têm gôndolas. A má notícia é que Veneza está num localização desprivilegiada em relação ao mar. Ou seja, isso a coloca em perigo. Devido ao derretimento das geleiras, o nível do mar sobe e dessa forma Veneza pode desaparecer do mapa no curto período de 10 anos.
Onde ficar em Veneza
Uma dica é ficar na região de San Marco. Você vai ficar perto de tudo o que precisa.
Veneza é uma cidade diferente de todas as outras do mundo e por isso também precisa ser visitada de forma diferente. Primeiramente, Veneza não pode ser visitada de carro, portanto, mesmo sendo uma ilha, você pode chegar de trem.
Esqueça a mala grande. A cidade é cheia de escadas e você vai caminhar e se perder muito.
Mas então o que fazer com as malas?
Tem três coisas que você pode fazer:
1 – Você pode se hospedar próximo a estação de trem, a uma distância que você consga caminhar carregando todas as suas malas;
2 – Da para contratar na própria estação de trem ou de ônibus um porta-bagagem que vai ajudar você a levar as suas coisas até o hotel;
3 – Tem como deixar as malas grandes no guarda-volumes da estação de trem e entrar em Veneza de preferência com uma mochila, onde vai conter somente as coisas que você vai usar lá.
Quanto tempo ficar em Veneza?
Não passe apenas 1 dia em Veneza. Dessa forma você não vai conhece o melhor da cidade. Reserve pelo menos 2 dias inteiros e se puder 3 dias seria o ideal. A grande obra de Veneza é a própria cidade.
Como se locomover na cidade?
Para se locomover é através dos Vaporetos que são barcos, já que Veneza é cortada por vários canais. O ingresso dele individual custa 9,50 euros, mas se você for passar mais de 72 horas compre o ingresso combo que custa uns 34 euros por pessoa e dá pra usar à vontade. Ou também dá pra comprar o bilhete diário.
Aqua alta: em alguns momentos a maré sobre e acidade inunda inteira, entretanto é um evento raro e quando acontece dura umas duas ou três horas. Quando acontece Aqua alta os próprios venezianos já montam pontes para que todos possam caminhar tranquilamente. Caso aconteça com você vai render muitas histórias.
Passeio de gôndola – esse, obviamente, é o principal passeio. Compre o ingresso on-line. O valor do passeio depende do trajeto.
Ponte Rialto: uma ponte muito antiga com muitas lojinhas. Tem uma vista bem bacana lá de cima.
Praça São Marco: depois dos canais, a praça São Marcos é o principal ponto turísticos de Veneza. Vá cedo para pegar a praça vazia, ou então dá para ir à noitinha tomar um vinho e tomar um café que também é gostoso. A Basílica de São Marcos é magnífica! Vale a entrada. Lá também tem o Palazzo Ducale que interligado com a Basílica San Marco.
Ponte dos suspiros: quando estavam vendo essa ponte era o momento do último suspiro que os prisioneiros davam antes de entrar na prisão.
Outras ilhas próximas de Veneza
Muranao – A Ilha do Vidro fica a meia hora de Veneza de barco. Não tem outra forma de se chegar lá. Fábricas de vidro murano. Visitação às fabricas de vidros. Quando comprar as peça pedir o certificado de autenticidade. Numa construção que antigamente era uma igreja fica uma fábrica de muranos que tem visitações por 5 euros. Ex Igreja de Santa Chiara. Não precisa agendar horário.
Gino Mazzuccato – loja tradicional em Murano.
Burano: casinhas coloridas para os moradores identificar suas casas na neblina. Burano é famosa por suas rendas.
Planeje sua viajem à Veneza antes que ela afunde!
Enfim, há muito o que se fazer nessa pequena ilha italiana romântica bem como muito interessante, devido às suas características diferenciadas. Afundar não é bem a expressão certa, entretanto se você também gostaria de conhecer Veneza já comece a planejar a sua viajem antes que ela “afunde”!