O que fazer em Campos do Jordão
Brasil

Campos do Jordão

A Suíça brasileira (será)?

Campos do Jordão - qual é a sua expectativa?

Campos do Jordão está situada muito perto de São Paulo, portanto primeiramente você precisa saber que isso faz com seja uma cidade bastante badalada de paulistas, principalmente nos finais de semana e feriados prolongados. É uma cidade com um centrinho charmoso, mas com a superlotação e o trânsito de São Paulo. 

Se como eu, você está com a expectativa alta esperando encontrar algo muito parecido com Gramado, meu conselho é que você diminua suas expectativas para não se frustrar. De Gramado, ela só tem o clima e três ou quatro quadras parecidas.

Mas, seja como for, não deixa de ser uma cidade bonita. Eu defino ela como uma cidade enfiada em meio às árvores. Talvez isso atraia tanto os paulistas. A entrada da cidade me assustou um pouco. Me deparei com algo mais parecido com favelas nos morros do que com o glamour de Gramado.

Outra dica de viagem para Campos do Jordão é de quando ir. Eu sempre penso que o clima deve combinar com o destino da viagem. Então escolhemos Campos do Jordão para ir no feriado de Tiradentes. Abril já faz aquele friozinho que combina com a paisagem. Tente evitar feriados que é quando está mais cheio, já que é muito perto de São Paulo e os paulistas adoram passar um feriado por lá, e também é quando as passagens aéreas e os hotéis ficam mais caros.

Da mesma forma que Gramado, a alta temporada corresponde aos meses mais frios – de junho a agosto. É quando a cidade é mais procurada pelos turistas, principalmente durante o período do Festival de Inverno.

Do mesmo modo não aconselho a ir nos feriados, pois como a cidade está a cerca de uns 180km de São Paulo, muitos paulistas vão até lá e as filas ficam astronômica e você acaba perdendo metade da viagem em filas.

Onde ficar

Uma superimportante dica de viagem para Campos do Jordão é de onde ficar. Você tem que escolher entre duas formas diferentes de se hospedar. Escolha entre ficar nas montanhas ou no centrinho. 

Se você optar por ficar nas montanhas, vai precisar alugar um carro ou usar frequentemente táxi ou uber, caso você vá de avião. Alguns hotéis e pousadas tem difícil acesso o que pode dificultar um pouco, porém a dificuldade é recompensada pela bela vista da serra. Também vai estar mais perto dos passeios.

Já ficando no centrinho você vai poder dispensar o carro e evitar o estresse com estacionamentos, pois vai poder fazer tudo a pé. Estará perto dos melhores bares e restaurantes.

Depois de muito pesquisar e pensar optamos pelo centrinho, já que queremos evitar estresse com trânsito. 

O hotel escolhido foi o Canada Lodge Campos do Jordão. A primeira vista gostei bastante da ideia da sua arquitetura canadense, que remete ao clima frio do Canadá. Esse hotel fica no Capivari que é o bairro do centrinho.

Se teve uma acertada nessa viagem foi a escolha dessa pousada. Depois descobri que ela já foi eleita a terceira melhor do Brasil. E ainda os proprietários são o casal do Tiozinhos Mochileiros que eu já seguia no YouTube. Cada detalhe da pousada é muito caprichado. Confira o vídeo da apresentação da pousada feito por eles.

Como chegar

Campos do Jordão está localizada na região da Serra da Mantiqueira, no Estado de São Paulo a cerca de 180 km de carro da capital paulista.

Se você vai de avião, pegue um vôo até Guarulhos. Não vale a pena ir por Congonhas. Alugue um carro para chegar até Campos. 

A distância do aeroporto de Guarulhos até Campos do Jordão é em torno de 150km. Se for de carro a vantagem é que não vai precisar alugar um para chegar até lá e fazer os passeios. 

O que fazer

Amantikir

Alto da Boa Vista

Museu Felécia Leiner e Auditório Cláudio Santoro

Bonde Turístico

Cervejaria Baden Baden

Vista Chinesa

A Vila de Capivari corresponde ao centro turístico de Campos do Jordão. Lá você vai encontrar uma infinidade de restaurantes especializados principalmente no fondue e na truta. Mas tem para todos os gostos. As construções tem arquitetura europeia, o que trás o charme da vila, daí vem o jargão de “Suíça brasileira” (o que eu achei um exagero).

Se for em épocas de feriado, principalmente no inverno, vá preparado para enfrentar filas nos restaurantes.

É onde você também vai encontrar muitas lojas vendendo roupas de inverno. Tem também para todos os bolsos. Se você for no inverno vá prevenido, pois as temperaturas costumam ser bem baixas. Ou então leve uma mala com espaço de sobra para você rechear de compras de roupas de lã para toda a família. O período mais frio vai de Junho a Agosto podendo baixar de zero grau nesses meses.

Nós fomos em Abril, o que complicou um pouco o guarda-roupas. De dia chegou a 26 graus e à noite 10. Eu tive que comprar algumas roupas lá.

Se você não gosta de perder tempo com compras para aproveitar mais os passeios vá prevenido. 

Nós sempre gostamos de experimentar a especialidade da casa, então não deixei de experimentar o fondue local e a truta. Algumas dicas de restaurantes que comemos, mas que não tem um preço tão popular:

Onde comer em Campos do Jordão

  • Só Queijo|  sequência de fondue
  • Ludwig | alta gastronomia – prepare o bolso
  • Davos | barzinho com ótimos pratos
  • Rostie | batata suíça
  • Baden Baden |  cervejaria

E se você quer algo bem mais econômico e muito bem servido tem O Pastelão do Maluf, que não é do político Maluf – ele é apenas cliente da casa. O pastel é gigante fazendo jus ao nome. Nós adoramos!

Tem muitos Pastelões do Maluf espalhados pela cidade. Vai ser inevitável você se deparar com um.

O morro do Elefante estaria junto com o teleférico que da pra ver a cidade toda lá do alto. Porém, descobrimos chegando lá que o teleférico estava em reforma . Então nos restou somente o Morro do Elefante. Ele tem esse nome porque antigamente se podia ver a forma de um elefante na montanha. Essa montanha já nem é possível ver mais e o que tem lá são um monte de elefantes bem sem graça feitos de fibra de vidro.

Talvez se você estiver com crianças queira dar uma olhada, mas pessoalmente não acho que vale a pena perder tempo.

 Também tem um mirante com a vista do centrinho de Campos do Jordão. A vista é bonita, porém o local do mirante se encontra em péssimo estado de conservação.

Antes de ir verifique se o teleférico está funcionando, caso contrário não vale a pena.

A entrada no Morro do Elefante é gratuita.

E por fim você pode conhecer o O Horto Florestal que é também conhecido por Parque Estadual de Campos do Jordão. Um lugar bastante arborizado, ideal para respirar ar puro e se divertir, estando com crianças ou sem. Lá você encontra diversas atrações como arvorismo, tirolesas, 4 trilhas diferentes, aluguel de bikes, bons restaurantes e muito verde. Como estávamos sem as crianças optamos por fazer uma trilha mais difícil terminando em duas tirolesas sensacionais!

A trilha é em meio à mata fechada e tivemos a ilustre presença de um filhote de jararaca. O guia Jonathan nos deixou bem tranquilos dizendo que é difícil quando não aparecem animais peçonhentos durante o percurso. Chegando no topo mais alto da trilha você está acima de uma floresta de araucárias. A vista e de tirar o fôlego!!

Caminhamos mais um pouquinhos e chegamos na primeira tirolesa. Um percurso de uns 450m a 70m de altura. Você literalmente voa por cima da floresta de araucárias. E não termina por aí. Logo em seguida você  embarca em mais uma tirolesa um pouco mais curta de uns 150m.

Dentro do parque existem 3 restaurantes além de uma chocolateria e um foodtruck. O restaurante mais visitado é o Dona Chica e o mais próximo do local de onde estão os atrativos para as crianças. Ele estava lotado, então decidimos caminhar um pouco e tentar o restaurante ……. Foi uma excelente ideia, pois além de ter poucas pessoas ainda tinham mesas no gramado embaixo das árvores.

Você pode alugar uma bike ou fazer uma boa caminhada para conhecer o parque.

O acesso ao parque é pago e se você optar em fazer as atrações, também pagas à parte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *