Guia completo de Balneário Camboriú
Brasil

Guia completo de Balneário Camboriú

Belas paisagens e arquitetura de ponta!

Inicialmente, gostaria de dizer que me sinto muito à vontade para falar de Balneário Camboriú, pois a considero a minha segunda casa. Conheço BC desde que nasci e pelo menos uma vez por ano vou até lá. Diante disso, me sinto na obrigação de compartilhar um guia completo de Balneário Camboriú.

Balneário é uma cidade praia e tem tudo o que uma boa cidade tem, além é claro, de ser praia.

Por lá é muito fácil se locomover a pé. Se fosse pra resumir o formato da cidade eu diria que é um semi-círculo com três avenidas paralelas. Tudo muito bem sinalizado. A praia é em forma de baía, o que é ótimo para banho, sem contar o visual dos morros ao redor e a ilha das Cabras em frente a praia central.

A Dubai brasileira

BC é chamada de Dubai Bresileira, não é pra menos, tendo em vista a qualidade da arquitetura dos prédios construídos à beira-mar. Só caminhar na orla vendo os prédios já dá um passeio e tanto. Dessa forma, como arquiteta assino embaixo esse título!

Em 2021 finalizaram o alargamento da faixa de areia, o que tornou o lugar ainda mais especial. Se haviam problemas de espaço na areia e sombra dos prédios, hoje tem espaço de sobra e da mesma forma para a prática de esportes na areia. Ainda mais agora, com o novo projeto do calçadão a beira-mar, que está simplesmente algo de tirar o chapéu.

Nova orla de Balneário Camboriú

E como se não bastasse, confira a seguir o que ainda vem pela frente na questão de obras e melhorias para a cidade e a praia. O projeto é feito pelo escritório de arquitetura Índio da Costa e é simplesmente sensacional!

Acesse o vídeo abaixo para conhecer esse projeto em detalhes.

A partir de novembro a cidade já começa a encher e assim vai até março. O que muda é o perfil das pessoas que visitam a cidade. Dezembro e janeiro é cheio principalmente de argentinos, paraguaios e uruguaios e também de famílias com crianças. A partir de março a população mais idosa predomina. 

Desse modo, para quem não gosta de muito movimento, março é o melhor mês pra ir, pois já não está mais tão cheio e ainda está calor.

As estações costumam ser bem definidas, dessa forma temos temperaturas altas de novembro a março e a partir daí começa a esfriar. Julho costuma ser bem frio.

O Reveillon em Balneário Camboriú

Balneário é muito procurada no período do Reveillon, sobretudo a cidade fica lotada e tudo sobe bastante o preço, principalmente as locações de apartamentos. Você vai enfrentar filas para tudo. O show de fogos é incrível! Lindo mesmo! Se você tiver a oportunidade de assistir de uma sacada de um prédio de frente para o mar seria perfeito, porém, prepare o bolso. Afinal, você está numa das cidades mais caras do Brasil.

Onde ficar

Hotel ou Airbnb?

A sua escolha vai depender de quantas pessoas vocês vão e do número de dias que irão ficar.

Você vai encontrar uma infinidade de apartamentos de aluguel por temporada de todos os tipos de preços, antecipadamente já aviso que alguns bem estratosféricos. Você pode pesquisar tanto pelo Airbnb quanto por imobiliária ou mesmo pelo Booking. Eu acho o Airbnb ou o Booking bem mais prático do que imobiliária.

Lá, praticamente não existem apartamentos para alugar anualmente, ou é para estudante, os quais devem sair nos meses de alta temporada, ou então aluguel de temporada. Isso porque existem muitos investidores. E falando de investimento, alugar por temporada é muito mais rentável para eles.

Mesmo que você vá ficar poucos dias, como um feriado prolongado, você consegue alugar um apartamento. Os valores são por diária. Na alta temporada procure reservar com bastante antecedência, afinal os melhores apartamentos são alugados bem rápido.

Em qual bairro ficar

Com relação à localização você pode escolher entre Centro, Barra Norte, Barra Sul ou próximo à Terceira Avenida.

Se você optar pelo centro e for na alta temporada vai encarar uma superlotação em tudo, já de antemão aviso que não vai ser uma boa experiência. Como Balneário é muito fácil para se locomover à pé, você pode ficar mais afastado do centro que não vai sentir falta de nada e vai ter mais sossego. Dessa forma escolha mais para uma das pontas da praia.

Veja algumas dicas de hotéis em Balneário Camboriú

Hotéis na Barra Norte

Hotel D Sintra:

Localizado entre o Centro e a Barra Norte. Fica de frente para o mar. A localização é boa, ao mesmo tempo que fica um tanto longe da badalação não fica tão longe do centro. 

Marambaia: Esse hotel é um ícone da cidade, já que é um dos hotéis mais antigo de Balneário. Um dia já foi um cassino e recebia as famílias mais abonadas. Ele fica localizado no extremo da Barra Norte de frente para o mar, portanto um pouco longe do centro, uns 25min a pé.

Hotéis na Barra Sul

Hotel Bhally:

Com sua fachada toda em vidro azul, fica mais para o lado da Barra Sul. Se você pegar um Ap de frente para o mar vai ter um das vistas mais sensacionais que eu já vi!

Hotéis no Centro

Hotel Marimar:

Fica localizado na Av. Brasil à uma quadra do mar, portanto a localização é ótima. É a umas cinco quadras do centro onde é a muvuca, então não pega tanto a superlotação, sendo assim fica bem próximo à mercados, padarias, das lojas assim como do Shopping Atlântico. Por outro lado, o preço é um pouco alto considerando que o hotel não está a beira-mar.

Hotel Blumenau:

Vizinho ao hotel Marimar está na rua que dá acesso direto à praia. Em mais ou menos uns 60m você já está na areia. Este hotel costuma hospedar um número grande de argentinos, portanto você vai se deparar com uma porção de pessoas falando o espanhol.

Mercure:

O hotel Mercure de Balneário Camboriú é extremamente central e de frente para o mar. Porém, ao mesmo tempo que está bem localizado com relação ao comércio e à praia, por outro lado ele está na parte mais movimentada da cidade. Dessa forma a praia fica lotada. Definitivamente eu não recomendo você se hospedar lá em plena temporada. Fica impossível e estressante.

Como chegar

Ir de carro é a melhor forma de você chegar a Balneário Camboriú. Apesar de você usar muito pouco o carro na cidade, pois a maioria das coisas podem ser feitas a pé, você vai querer ir às praia ao redor. Dessa forma, fica mais livre para desbravar a região. Por outro lado, o inconveniente de estar de carro é a dificuldade de encontrar estacionamento na rua. 

De avião: Se você for de aéreo você vai descer ou no aeroporto de Florianópolis ou então no de Navegante, que é o mais perto. Dessa forma, é indicado que você alugue um carro para ficar mais à vontade.

Balneário fica a 94km do aeroporto internacional de Florianópolis. E entre o aeroporto de navegantes e BC é 35 km.

O que fazer

Barra Norte - 6 lugares que você não pode deixar de ir

1 - Morro do Careca

Se você gosta de esportes radicais é aqui que você vai encontrar vôos de parapente. Lá de cima do morro você tem uma vista linda para a Praia Central assim como para a Praia Brava. O acesso é pela Estrada da Rainha, na Praia dos Amores. Porém você não precisa saltar. Ir até lá só para ver a vista já vale a pena!

2 - Deque da Barra Norte, Praia do Côco ou do Buraco

A Praia do Coco é um pequena praia, há pouco tempo deserta, mas agora relativamente cheia.  O mar é bem agitado e mais perigoso comparado a Praia Central. Hoje em dia já tem um posto salva-vidas.

O acesso é exclusivamente feito a pé pelo deque da Barra Norte. O caminho até lá já é um espetáculo a parte. Vá preparado para tirar muitas fotos, pois pelo caminho existem vários mirantes. Chagando lá você vai ver um conjunto de pedras gigantes que você pode até se aventurar a subir dependendo da maré. Mas tenha cuidado!

3 - Molhe da Barra Norte

As obras do  Molhe da Barra Norte foram finalizadas em 2020, com 300m de extensão. 

É um lugar para contemplação da natureza. Vá para apreciar a vista da Praia Central sentindo o cheirinho do alto-mar, assim como para ver a Big Wheel bem de pertinho – a roda-gigante também recém-construída. Falaremos mais dela a seguir.

Onde desaguáva o esgoto da cidade, depois de um eficáz tratamento, hoje habitam tartarugas marinhas bem fáceis de serem vistas.

4- Roda-gigante - Big Whell

Recentemente Balneário Camboriú ganhou a maior roda-gigante estaiada da América Latina. A FG Big Wheel tem 65m de diâmetro e seu ponto mais alto está a 82 metros de altura, e conta com 36 cabines ventiladas, que proporciona vistas panorâmicas da cidade e da orla.

De lá de cima você pode visualizar a composição perfeita entre os modernos edifícios, o mar e a Mata Atlântica. À noite ela se torna um espetáculo a parte. Toda iluminada com leds coloridos é possível enxergá-la de longe.

No pé da roda-gigante você vai encontrar um ponto de vendas de bebidas. Você pode até pedir um espumante para tomar a 2 enquanto a roda gira.

Uma volta completa leva em torno de 20 minutos.

5- Estrada da rainha

Essa estrada foi recém inaugurada. Ela liga a Barra Norte à Praia dos Amores. Se você gosta de uma boa caminhada e se anima a subir o morro a pé, é uma boa pedida.

Depois da reestruturação da via, ficou ótima para exercício físico. É muito bem dividida para carros, ciclistas e pedestres. Ficou super segura. E lá de cima a vista é linda!

6 - Praia dos Amores

Do outro lado do morro você vai chegar à Praia dos Amores. É um local em constante crescimento. Já é considerada uma extensão da Praia Central de Balneário Camboriú. As superconstruções já chegaram lá, assim como o comércio, restaurantes, bares e baladas.

Ainda é um local bem mais calmo do que a Praia Central de Balneário, mas vem crescendo a um rítmo bem acelerado, mas de forma projetada e ordenada. Já se aprendeu que construir prédios altos na beira-mar limita o sol da praia.

É bem perto da Praia Central, portanto é bem fácil de ir até lá para passar algumas horinhas.

Barra Sul - 4 lugares que você não pode deixar de ir

1 - Barco pirata

O barco é todo caracterizado como um barco pirata mesmo. Todo de madeira, com velas com símbolos de piratas, música de pirata e até mesmo PIRATAS!

Durante o passeio, os piratas recrutam tripulantes do barco para participarem de uma apresentação. É muito legal, principalmente se você estiver com crianças.

O passeio sai da Barra Sul e contorna a Ilha das Cabras, e por fim chega até a Praia de Laranjeiras.

Praia de Laranjeiras

Laranjeiras é uma pequena praia colada com a Praia Cenral de Balneário Camboriú. É ótima para banho, pois as águas são calmas, quase sem ondas.

Porém a faixa de areia é bem estreita e normalmente fica lotada.

Bem junto da praia têm restaurantes, sorveteria e algumas lojinhas que vendem artigos de praia.

Você pode descer do Barco Pirata e passar o dia em Laranjeiras, ou retornar no mesmo barco. De hora em hora sai um barco de lá para retornar à Praia Central. O último sai às 17:30h, portanto fique de olho no relógio para não perder o último barco, caso contrário você vai ter que se virar para voltar.

É muito legal de ver a orla de Balneário Camboriú do lado contrário. Ao passo que o barco vai passando paralelo com a areia você vai admirando a arquitetura dos prédio que dá o título à cidade de Dubai brasileira!

2 - Molhe da Barra Sul

O Molhe da Barra Sul tem 452m de comprimento e é ótimo para quem está fazendo caminhadas pela orla.

No início dele tem uma área de parquinho bem bacana para as crianças. Ali você também vai encontrar barraquinhas de água de côco, churros e artesanato. 

Ao lado do Molhe está a Marina Tedesco, com barcos respeitáveis. Em frente está o teleférico. Vamos falar dele logo!

3 - Aquário

No Oceanic Aquarium, você vai conhecer 25 ambientes, com animais de água doce e salgada e mais de 130 espécies do mundo todo.

Você vai se deparar com tubarões, um polvo e cavalos-marinho, dentre outras espécies bem interessantes!

Enfim, é uma ótima dica caso você pegue um dia nublado ou chuvoso.

4 - Museu do automóvel

Em seguida visite o Museu do Automóvel,  que fica relativamente perto do Aquário. 

Você vai ver relíquias muito bem conservadas de carros como Rolls-Royce, Ford, Cadillac, Mustang bem como um Jaguar. E que tal uma  Ferrari? E ainda vai poder tirar fotos em cima de alguns deles.

 Dentro você vai encontrar um bar com design americano, clima de rock com uma iluminação muito bacana!

Inteira: R$ 49,90

Meia entrada: R$ 24,90

*valores referentes à 2022.

Praia Central

É chamada de Praia Central toda a orla de Balneário. Por outo lado, as outras praias só indo de carro mesmo e tem poucas opções de hospedagem. Os preços de hospedagem são mesmo salgados na orla toda. Se você quer economizar um pouco procure por lugares depois da Avenida Brasil, ou seja, em direção à Terceira Avenida, dessa forma quanto mais próximo da Terceira Avenida mais barata é a hospedagem. 

A Avenida Brasil é onde estão todas as lojas e muitos lugares para comer. Porém você estará perto de tudo evitando gastos com Uber ou taxi. Faz tudo a pé! Ficar na Praia Central, longe ou perto da Avenida Atlântica ou da Avenida Brasil torna a viagem menos cansativa e mais proveitosa, pois tudo acontece ali.

E por fim, se você não tem muitos dias para ficar lá dê uma olhada no post Roteiro de 3 dias em Balneário Camboriú!

PERGUNTAS FREQUENTES

Relatório de balneabilidade aponta praias de Balneário Camboriú próprias para banho. Toda a extensão da Praia Central de Balneário Camboriú e as Praias Agrestes: Laranjeiras, Taquaras, Taquarinhas, Estaleiro e Estaleirinho, estão próprias para o banho.

Relatório de Janeiro de 2022.

Depende do tamanho do guarda-sol. Podem custar entre 10 e R$ 40,00, porém sempre tem aquele choro. Você pode negociar pegar sempre da mesma barraquinha todos os dias que você for ficar na praia. Já as cadeiras custam R$ 10,00. 

Preços de Janeiro de 2022.

O maior agito está em frente a Praça Almirante Tamandaré, onde fica o hotel Mercure, e vai em direção a Barra Sul até a rua 2.500 mais ou menos e em direção a Barra Norte até a 1951. A praia toda é bem cheia, mas nessa região é muuuuiiito cheia! Em outras palavras, fuja daí!

Tem sim! Eu costumo fazer sanduiches e levar. Pode também levar seus próprios aperitivos (azeitona, pepino, salame, etc.). Mas caso você esteja sem condições de preparar suas comidinhas, existem uma infinidade de ambulantes pela orla. E recentemente liberaram os restaurante beira-mar a ter garçons distribuindo seus cardápios na areia. Eles trazem a comida e a bebida, você paga ali mesmo, dessa forma, não precisa sair pra nada!

Até tem, porém não dá muito coragem de usar os banheiros dos quiosques. Costumam ser bem sujos e ainda cobram uma pequena taxa de uns R$ 2,00 dependendo do quiosque. Desse modo só em último caso mesmo. Já as duchas tem várias instaladas. Algumas, entretanto não funcionam. Mas tem muitas e já ajuda bastante!

Sim, é verdade! Com o alargamento da orla surgiram muitas visitas de espécies inusitadas do fundo do mar, como por exemplo os tubarões. Dizem que não atacam, e apareceram longe da orla, mais no fundo. Não foi relatado nenhum ataque de tubarão e com a movimentação da praia a tendência é eles irem embora. Eu mesma entrei várias vezes na água e não vi nenhum rsrsrs!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *