TOSCANA: UMA DAS ESTRADAS MAIS LINDAS DA ITÁLIA
Europa

TOSCANA: uma das estradas mais lindas da Itália

A região da Toscana é para se fazer de carro! A principal atração da Toscana é a própria estrada com vista para os vinhedo e plantações de girassóis. Neste post vamos percorrer a Toscana: uma das estradas mais lindas da Itália.

Dessa forma, em primeiro lugar, o mais indicado para percorrer a Toscana é alugar um carro ainda em Florença. Depois de percorrer tudo, você devolverá o carro no mesmo lugar em que alugou.

Depois disso, é bom saber que como você vai para vários lugares diferentes e muito próximos um do outro durante os dias em que você for ficar na Toscana, você deve escolher uma cidade como base. No nosso caso, escolhemos Siena.

Saia cedo de Florença. No primeiro dia é estrada com várias paradas. Pelo caminho você vai encontrar vários vinhedos que, assim como você pode conhecê-los também pode fazer degustação de vinhos. De Florença a Siena, se tocar direto, a viagem dura em torno de 1 hora e 10 minutos. Mas claro que você vai levar bem mais tempo fazendo as paradas obrigatórias.

REGIÃO DE CHIANTI

Você vai percorrer a famosa estrada Chiantigiana na Toscana, considerada uma das estradas mais bonitas da Itália. Passa por vinhedos e bosques que ligam Florença a Siena. É a região de Chianti onde você encontra a rota dos vinhos de Chianti. Coloque no GPS a cidade de Greve que é a principal cidade da região.

A Lenda do Galo Negro – símbolo dos vinhos de Chianti

Quando você for beber um vinho da região de Chianti repare no galo negro que tem no rótulo. Ele tem um por quê.

Siena e Florença resolveram disputar quem ficaria com Chianti, já que a região ficava entre Florença e Siena. Dessa forma, resolveram fazer uma disputa que usaria dois galos. Siena utilizou um galo branco e Florença um galo negro.

A regra era: assim que o galo cantasse, um cavaleiro deveria sair da sua cidade correndo, e no ponto em que os dois cavaleiros se cruzassem, ali seria a divisa do território.

Para garantir que seu galo cantasse antes, e dessa forma o cavaleiro de Florença sairia também antes, os fiorentinos deixaram o seu galo preto sem comer na noite anterior e assim logo ele cantaria de fome. E a tática deu certo! Os cavaleiros foram se cruzar a uns 12 km de Siena, fazendo com que dessa forma Florença ficasse com o maior território.

E quais são as paradas na rota do vinho em Chianti?

Conheça uma seleção de paradas obrigatórias pela TOSCANA, uma das estradas mais lindas da Itália

Vinícola Antinori

 Você pode visitar essa vinícola que tem mais de 600 anos de história e também produz dois dos mais importantes vinhos da Itália: Tignanello e o Solaia. Você também vai encontrar lá uma loja de vinhos, um restaurante, um bar de vinhos obviamente, e tudo isso com vista para os parreirais. Para fazer o passeio você precisa comprar o ingresso pelo site da vinícola

O centrinho de Greve

Greve é a principal cidade da região. Vale dar uma parada para conhecer o centrinho histórico. Na Piazza Matteotti você encontra várias lojas de vinho e também o açougue mais antigo da região.

Enoteca Falorni

A Enoteca fica em Greve e você pode provar os principais vinhos da Itália em taças. É a maior loja de vinhos de Chianti e você pode provar vários deles de forma barata.

Vila de Montefioralle

É uma pequena vila da época medieval, super bem preservada, que anteriormente era utilizada pelos nobres habitarem por lá, entretanto atualmente é utilizada apenas para o turismo. Fica bem perto de Greve e tem bons lugares para almoçar.

Parco Sculture del Chianti

O parque conta com 26 esculturas durante um percurso de 1k m que tem como objetivo principal se integrar com a natureza. Foram escolhidos artistas dos 5 continentes para desenvolverem estas esculturas.

Você pode comprar o ingresso para o parque diretamente pelo site do parque.

A vinícola mais antiga da Itália: Vinícola Ricasoli

A história da família Ricasoli está ligada ao vinho desde 1141. Você vai conhecer Castello di Brolio. Com arquitetura medieval, foi bombardeado na Segunda Guerra Mundial assim como também em outras guerras. Atualmente ele está restaurado e lindo para ser visitado.

Já à noitinha você pode escolher um lugar para jantar em Chianti mesmo. Uma indicação é o restaurante do chef Dario Cecchini. Dario é o açougueiro mais famoso da Itália, e ficou ainda mais famoso depois de estrelar um documentário sobre gastronomia na Netflix.  O ambiente é composto por mesas grande que são compartilhadas pelos clientes para dar a impressão de jantar em família.

O Officina della Bistecca tem em seu menu a carne como protagonista. Afinal, Dario é um dos melhores açougueiros da Itália. O prato da Bisteca fiorentina é o prato principal do restaurante.

Por fim, pode ser que não dê tempo de você conhecer tudo isso em um único dia. Desse modo, selecione as que te agradam mais. Se tiver mais tempo em Chianti, ou mesmo for se hospedar por lá, você pode fazer tudo com mais calma e desbravar mais alguns lugares. Enfim, o gostinho de quero mais numa região como esta é inevitável!

Leia também os próximos posts para chegar em Siena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *