A arte de vidro de Murano na Itália
Europa

A arte de vidro de Murano na Itália

Os vasos têm esse nome porque são fabricados numa ilha muito próxima de Veneza, na Itália, que se chama Murano. Acredita-se que esta arte tenha originado na região no século XIII, entretanto há evidências dessa arte em vidro no século VIII. Atualmente, a ilha ainda é um centro de excelência em produção de vidro artístico. Portanto, se você for à Veneza, não deixe de conhecer arte de vidro de Murano, na Itália.

Você também vai gostar:

Visite Veneza antes que ela afunde!

Aposto que você já viu um vaso de vidro de Murano em algum dia de sua vida. Você só não sabe ainda o que é. Arquitetos do mundo todo usam os vasos de Murano na composição arquitetônica de vários ambientes, como, por exemplo, salas, quartos, recepções de hotéis, bem como de consultórios médicos. É um objeto que traz ao ambiente requinte e luxo. Os vasos de Murano caíram no gosto do mundo todo.

Os preços desses vasos originais costumam ser bem salgados nas lojas de decoração aqui do Brasil. Isso ocorre devido a sua forma de fabricação que exige muita habilidade para fazer as esculturas de vidro.

A arte de esculpir em vidro

A Ilha do Vidro fica a meia hora de Veneza de barco. Não tem outra forma de se chegar lá. Na ilha você irá conhecer as fábricas de vidro murano. Uma arte secular! Faça a visitação nas fábricas de vidros e vai ficar surpreso com a habilidade do escultar em moldar o vidro quente.

Você também pode, claro, comprar peças lindas. Caso você decida por comprar as peças, peça o certificado de autenticidade. Infelizmente, há alguns lugares que vendem peças não originais.

Numa construção que antigamente era uma igreja fica uma fábrica de muranos que tem visitações por 5 euros. Essa construção se chamava Igreja de Santa Chiara. Não precisa agendar horário.

Uma dica para visitar em Murando é a loja de Gino Mazzuccato. É uma loja bem tradicional em Murano.

Como chegar em Murano

É bem fácil de chegar em Murano, entretanto não há outra forma de chegar que não seja de barco. Desse modo, você pode contratar um passeio ou do contrário ir por conta. No caso de ir por conta, basta pegar um Vaporetto, que é um tipo de táxi marítimo. São apenas 15minutos entre Veneza e Murano.

Um pouco de história sobre a arte de vidro de Murano na Itália

No século XIII, a fabricação desses vidros era feita em Veneza. Porém, como a maioria das construções de Veneza eram de madeira, então o risco de incêndio era grande, já que é preciso derreter o vidro para depois moldá-lo e então surgir uma linda peça decorativa!

Dessa forma, o governo decidiu transferir todas as fábricas de vidro para a ilha de Murano. E foi assim que a ilha ganhou fama. A arte do vidro soprado cresceu tanto na pequena ilha, que por uma época Murano foi a maior produtora de vidros da Europa.

Burano e Torcello

Nesta região também há outras ilhas que merecem a sua visita. São elas Burano e Torcello. Para chegar nelas é da mesma forma que em Murano. Elas são muito próximas umas das outras, dessa forma é possível visitá-las no mesmo dia.

O destaque de Burano fica pelas suas casinhas coloridas. Elas são dessa forma para que os pescadores, quando chegavam da pescaria de madrugada em meio a neblina, pudessem encontrar a sua casa. Além das casinhas coloridas, Burano também é conhecida pela produção de rendas que eram muito apreciadas pelos reis e rainhas da Europa.

E por fim, não deixe de visitar Torcello. Esta ilha está a 5 minutos de Burano e é uma das ilhas mais bonitas do local. Desse modo, lá, visite o Trono de Átila, a Ponte do Diablo, a qual não tem proteção, (dessa forma, se tiver vertigem não vá, do contrário pode cair no rio rsrs), a Basílica de Santa Maria dell’Assunta, a qual é o edifício mais antigo da ilha e a Igreja de Santa Fosca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *