Curiosidades incríveis sobre Florença
Europa

Curiosidades incríveis sobre Florença

Não só de arte vive Florença! A cidades italiana que é o berço do Renascimento e que também é conhecida por Firenze (em italiano) respira arte e está entre as cidades mais belas do mundo. Dessa forma, ela está na lista dos patrimônios mundiais desde 1982. Assim como a sua arquitetura, suas ruas também exalam uma carga imensa de séculos de história. 

E juntamente com a história vem curiosidades incríveis sobre Florença que são, às vezes, até bizarras.

Separei as principais curiosidades sobre a cidade italiana. Até porque, se você está planejando uma viagem até lá, nada melhor do que antecipadamente conhecer a sua história e até mesmo se divertir com ela!

Vamos então às curiosidades mais incríveis de Florença

Inicialmente vamos falar da que mais me impressionou.

Pense numa cidade tão linda, mas tão linda que pode desencadear surtos psicóticos nos turistas. Fiquei chocada e duvidando da veracidade quando li a primeira reportagem sobre isso, e então fui pesquisar.

1 - Beleza da cidade de Florença pode causar surto psicótico em turistas

Conhecida como síndrome de Florença, doença causa taquicardia e alucinações nos visitantes mais suscetíveis

Segundo o site do Jornal da USP, Florença é uma dessas cidades. Florença é uma cidade italiana que fica na região da Toscana, conhecida por sua arquitetura e obras de arte renascentistas. Devido à abundante exposição a tanta riqueza artística, a famosa cidade italiana pode causar, em alguns de seus visitantes, a chamada síndrome de Florença ou síndrome de Stendhal.

De acordo com a professora Valéria Barbieri, do Centro de Psicologia Aplicada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP,

“a pessoa pode sentir tontura e taquicardia, apresentar alucinações, desorientação, despersonalização, perda de identidade e, até mesmo,  tentativas de destruição da obra de arte que causou o transtorno.” Por sorte, na maioria dos casos, os “sintomas costumam desaparecer entre dois e oito dias”.

Vou deixar duas fontes confiáveis que comprovam o que estou dizendo:

Site do Jornal da USP

Site da BBC

2 – Piaza del Duomo – A estátua do arquiteto

Curiosidades incríveis sobre Florença

Fillipo Bruneleschi foi o arquiteto que projetou a cúpula da Cattedrale di Santa Maria del Fiori. A construção dessa cúpula ainda hoje é um enigma para muitos construtores. Ao lado direito da igreja há uma estátua do arquiteto com um compasso na mão olhando em direção a sua cúpula, uma de suas maiores obras de arquitetura.

3 – Duomo – A cabeça do touro

Na lateral esquerda da Duomo você vai ver a cabeça de um touro. A lenda preferida do povo diz que o carpinteiro da igreja começou a ter um caso com a mulher do padeiro. O padeiro descobriu e acabou com o relacionamento dos amantes. Foi aí que o padeiro resolveu se vingar e esculpiu um touro chifrudo na lateral da igreja

A outra história que contam é que o touro foi esculpido simplesmente para homenagear os animais que ajudaram na construção da igreja.

E aí? Qual você prefere?

4 - Santa Maria Maggiore – Berta, a mulher petrificada

Na parede frontal da igreja, em 1326 foi esculpida a cabeça de uma mulher. Essa é a Berta. A primeira lenda conta que Berta era uma mulher muito boa que doou um sino para a igreja e então fizeram uma homenagem a ela esculpindo seu rosto na parede.

A outra lenda mais interessante conta que um astrólogo, que na época foi condenado a fogueira, pediu para Berta ajudá-lo a apagar o fogo e então ela se recusou. Dessa forma, o astrólogo lançou uma maldição sobre ela e sua cabeça foi petrificada na parede da igreja.

5 – Piazza dela Santissima Annunziata – a janelinha aberta

Bem no canto direito da construção de tijolinhos há uma janela que, diz a lenda, está aberta a mais de 400 anos. O que ocorre foi que um homem saiu para lutar e nunca mais voltou. Então, a esposa dele ficava todos os dias nesta janela esperando o marido voltar. Contudo ela acabou falecendo. Após a sua morte optaram por fechar essa janela, e foi aí que coisas estranhas começaram a acontecer. Foi então que chegaram a brilhante conclusão que se a esposa deixou a janelinha aberta então devia ficar aberta. E assim ela permanece há mais de 400 anos.

No meio dessa praça existe uma estátua de um cavaleiro que está olhando diretamente para essa janela. A outra lenda diz que esse cavaleiro era o amante da mulher da janela e por isso foi feito olhando em direção dela.

Enfim, qual é a verdade? Você escolhe!

6 – Igreja Santa Maria Novella

Curiosidades incríveis sobre Florença

Em frente a igreja tem uma praça muito agradável! E aí que fica a farmácia mais antiga do mundo. Sua arquitetura é linda e vale a pena entrar, nem que seja para não comprar nada, apenas para admirar.

7 – Piazza della Republica

Nesta Piazza (praça em italiano) você vai encontra bastante restaurante e ter uma experiência gastronômica maravilhosa! Uma dica importantíssima: não sente! Você paga para sentar, e paga caro! Então peça no balcão e fique ali que você vai pagar bem mais barato.

8 - Mercato del Porcellino - Javali e seu focinho da sorte

Porccelino em italiano significa porquinho, entretanto o que você encontra no Mercato Nuovo é um javali de bronze. A lenda diz que você precisa acariciar o seu focinho para te dar sorte. E se você colocar uma moeda na boca do porco e ela cair na grelha quer dizer que você voltará um dia para Florença.

9 - Ponte Vecchio

A Ponte Vecchio é uma ponte com arquitetura medieval que inicialmente foi construída em madeira que fica sobre o Rio Arno. Ela precisou ser reconstruída diversas vezes, já que foi destruída por várias enchentes. Foi a única ponte poupada pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Acredita-se que foi uma ordem de Hitler para que não destruíssem a ponte.

 

Curiosidades incríveis sobre Florença

Essa é aquela ponte dos cadeados que já apareceu em diversos filmes e livros. Diz a lenda que se os namorados ou amantes trancarem um cadeado no gradil da ponte e jogar a chave no rio, desse modo ficarão unidos para sempre. 

Ocorre que o excesso de cadeados colocados lá ao longo do tempo, começou a degradar a ponte. Dessa forma, atualmente é proibido colocar o cadeado lá, do contrário você pode levar uma multa de 50 euros.

Enfim, é melhor evitar a multa e achar outro jeito de permanecer unidos para sempre!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *