Como ir para El Calafate
Geleiras

El Calafate

A terceira maior geleira do mundo!

El Calafate é uma pequena e pitoresca aldeia turística, localizada no sudoeste da Patagônia Argentina, na província de Santa Cruz.

Acima de tudo já aviso que você vai passar por uma experiência surreal! Se você quer ver algo completamente diferente esse é o lugar.  El Calafate é a terceira maior geleira do mundo. Antes vem apenas Pólo Sul e Pólo Norte. Se vale a pena? Muito! Não só vale apena bem como é igualmente emocionante!!

Não é neve. É gelo! São águas congeladas. Dessa forma, você irá precisar de sapatos especiais pra circular por lá. Mas tudo pode ser locado no local mesmo.
Você com certeza já ouviu falar de fazer trekking na montanha, em praias ou até mesmo no deserto. E no gelo? Sim, no gelo também tem trilhas! Até porque é bem perigoso sair do caminho. Existem alguns buracos ”negros” , ou melhor, azuis que se você cair pode sumir nele.

 

A Patagônia é a área com mais geleiras fora das zonas polares; isso ocorre pelo clima frio (em média de -10 graus) e varia dos 10 graus no verão até -20 no inverno.

Nós fomos em março, e a  temperatura nesta época gira em torno de 6ºC a 15º C durante o dia, e a noite esfria e a temperatura pode
chegar aos 6º C.

Em qualquer época do ano que você for, poderá ver as geleiras, porém quando está muito frio e nevando, alguns passeios são cancelados.

Um período de 3 dias, ou 4 noites, é suficiente para você fazer passeios inesquecíveis.

  • 1 dia para o passeio pelas passarelas do Perito Moreno;
  • 1 dia para a navegação Ríos de Hielo Express, para ver as geleiras Upsala e Spegazzini;
  • 1 dia para o minitrekking no Perito Moreno (ou para o trekking Big Ice)

E ainda você vai ter tempo para fazer mais um passeio, como por exemplo, a estância Cristina e passear pelo centrinho no fim do dia.

O que levar

Para a Patagônia Argentina o conceito é usar roupas em “camadas”, permitindo ficar com as roupas necessárias de acordo com a temperatura no decorrer do dia. 

O clima é frio, então ara os passeios recomenda-se levar: gorro, protetor labial, bloqueador solar, óculos de sol, casaco assim como
calça impermeáveis, segunda pele, luvas, sapatos de trekking e botas de excursão. Esses últimos tem para locar lá.

Próximo às geleiras, os celulares e câmeras descarregam mais rapidamente, dessa forma leve um Power Bank.

Dólares poderão ser convertidos na recepção do hotel. Por outro lado, cartões de crédito internacionais como American Express, Visa, Diners e MasterCard são aceitos na maioria dos estabelecimentos. Portanto, antes de viajar, entre em contato com seu banco e informe o período da viagem, para liberação do uso do cartão de crédito fora do Brasil.

Compras

O objetivo principal dessa viagem com certeza não são as compras. Contudo, se você não resiste a umas comprinhas então aí vão algumas dicas:

Primeiramente saiba que o limite quantitativo de compras corresponde a:
– bebidas alcoólicas: 12 litros no total;
– cigarros: 10 maços, no total, contendo cada um 20 unidades;
– charutos ou cigarrilhas: 25 unidades no total;
– fumo: 250 gramas no total;
– bens não relacionados nos itens acima(souvenires e pequenos presentes), de valor unitário inferior a US$ 10,00
cada = 20 unidades no total, permitido no máximo 10 unidades idênticas;

Onde ficar

A “Villa das geleiras”, ao pé do Monte Calafate , tem uma ótima infraestrutura turística, acompanhando o seu magnífico cenário natural, com todas as comodidades necessárias para uma estada confortável.

No centrinho você vai encontrar diversos hotéis e pousadas. Nós nos hospedamos na Posada los Alamos. Fica numa rua tranquila e é super aconchegante!

Como chegar

A viagem a El Calafate poderá ser feita pela Aerolineas Argentinas. Dessa forma, pegue um vôo em Guarulhos em direção a Buenos Aires e da capital argentina até El Calafate. Para vôos internacionais você precisa estar 3 horas antes do horário de embarque no aeroporto.

Chegando em El Calafate você pode pegar um carro ou um transfer até o seu hotel. Do aeroporto até o centro de El Calafate leva em torno de 20 minutos de carro.

tempo de voos para el calafete

O que fazer

Navegar pertinho dos icebergs

Fale a verdade! Alguma vez você já se imaginou navegando muito perto de um icebarg? Vai fazer você lembrar da cena do Titanic na hora em que o navio bate no iceberg.

Essa foi uma das maiores emoçoes da viagem! A viagem pelo Lago Argentino durou por volta de 3 horas, mas que você nem vê passar! No percurso de ida o barco chega até perto do Glaciar Upsala e passa por vários icebergs.

iceberg el Calafate

Glaciar Perito Moreno

El Calafate Perito MOreno

O Glaciar Perito Moreno na Patagônia Argentina é uma das maiores reservas de água doce do mundo. Está localizado no Parque Nacional dos Glaciares a 80 quilômetros de El Calafate e é um dos poucos glaciares do mundo que ainda cresce em tamanho. Definitivamente uma sensação inacreditável!

Assim como as emoções que sentimos em estar lá e ouvir os sons, as paisagens são da mesma forma sensacionais!

Caminhando pelos mirantes você vai ver e ouvir aquela cena típica de Globo Repórter de uma parte da geleira se desprendendo e desmoronando montanha abaixo. O que mais me impressionou vou o estrondo que ecoava por toda a geleira.

Mini-Treckking no Perito Moreno

Se prepare para andar por aproximadamente 6h por 14 km em subida em meio a uma geleira. É simplesmente sensacional! Antes de iniciar o passeio você vai precisar vestir umas botas específicas, com travas pontudas, para caminhar no gelo.

A paisagem é fantástica, e nada do que eu descreva aqui vai chegar perto do que tem lá. O gelo é azul e forma uns buracos que dá bastante medo de cair. Tem q tomar bastante cuidado porque é bem comum os visitantes pisarem no gelo fino e afundar. 

A trilha é bem definida e você é levado por um guia. Jamais saia da trilha. Mesmo que dê uma vontade enorme de pular no gelo azul, não faça isso, é bastante perigoso cair num buraco que parece não ter fundo. Veja um desse buracos atrás de mim na foto abaixo.

E finalmente, chegando no fim da trilha fomos presenteados com um copo de uísque com gelo da própria geleira.

Os passeios precisam ser reservados, porém compre com bastante antecedência para não perder a viagem!.

Por fim, veja que eu não parei de usar as palavras “sensacional” assim como “emocionante” assim como “impressionante”, enfim, eu poderia usá-las infinitas vezes que mesmo assim não seria suficiente para descrever o que senti quando está lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *