Itália em 16 dias INTEIROS
Do contrário da maioria das viagens para a Europa, onde os roteiros são compostos por vários países, uma viagem para a Itália deve ser somente Itália. O país é muito grande, com muito o que se conhecer por lá. E, ainda assim, já de antemão aviso que uma só viagem à Itália em 16 dias inteiros não é suficiente para conhecê-la por inteiro. Ainda vai faltar a região sul.
Veja que aqui estou falando de 16 dias INTEIROS. Então você deve somar aí mais 2 dias. Um de ida e um de volta. Em resumo, na verdade, você precisa de 18 dias.
Programei esse roteiro sem muitos detalhes de cada lugar. Para isso tem um post específico para cada cidade ou região diferente. Este é um resumo rápido de onde ir, como ir e quantos dias ficar em cada região.
Desse modo, passaremos por oito cidades: Milão, Verona, Veneza, Florença, Cinque Terre, Pisa, Siena e Roma.
Por onde começar a viagem?
Antes de mais nada, você precisa saber que você pode fazer esta viagem iniciando por Milão e finalizando em Roma, ou do contrário, iniciando em Roma e finalizando em Milão. Decida isso pelo custo. Pesquise o valor das passagens para as duas cidades e opte pela mais barata.
Falando em passagens, você não deve comprar as passagens de ida e volta juntas. Se comprar a ida para Roma, compre a volta por Milão ou faça ao contrário. Neste post, vamos iniciar a nossa viagem por Milão.
Itália em 16 dias - MILÃO
Separe dois dias inteiros para conhecer Milão com calma. Pegue um hotel no Centro Histórico. É um poco mais caro, mas você economiza em tempo e transporte. Ande a pé o quanto puder. Dessa forma, é o melhor jeito de conhecer a cidade.
Dia 01
1 – Visitar a Última Ceia de Leonardo da Vinci. Compre os ingressos on-line com 3 meses de antecedência. Enfim, esgota muito rápido.
2 – Depois disso, vá caminhando até a Duomo que é onde está a Catedral de Milão.
3 – De lá visite a Galeria Vitorio Emanuelle que também fica na praça do Duomo. Essa galeria é um dos primeiros shoppings do mundo e lá você vai encontrar as grifes mais famosas. Se quiser comprar algo por lá, definitivamente prepare o bolso!
4 – Atrás do Duomo fica a loja da Apple. É um cubo de vidro. Não tem como não reconhecer! Quando for fazer compras, sempre falar para o vendedor da loja sobre o Tax free. Eles darão um cartão para apresentar no aeroporto na volta para o Brasil para não pagar te isentar da taxa de imposto. Precisa estar com o passaporte na loja – pode ser foto. Você terá direito a 12% de cashback.
5 – Não deixe de visitar o Teatro alla Scala e a Piazza della Scala. A duração da visita é de mais ou menos de 1 hora.
6 – No fim da tarde vá até para Naville. Um ótimo bairro para fazer um happy houer.
Dia 02
7 – No dia seguinte inicie fazendo um Free Tour por Milão que dura em torno de 2 horas e 45 minutos. Você paga o quanto achar que vale para o guia assim que terminar o tour.
8 – Posteriormente, pegue um transporte, que pode ser um Uber ou mesmo o metrô e se dirija ao Castello Sforzesco. Da para fazer a visitação. Tem museus e túneis secretos. Entretanto, se atente para a segunda-feira, pois nesse dia fecha.
9 – A uns 7 minutos na Piazza delle Afari, caminhando a partir do Duomo, fica o L.O.V.E., uma escultura com uma mão mostrando o dedo do meio. Significa LIBERDADE, ÓDIO, VINGANÇA E ETERNIDADE. Fica em frente a Bolsa de Valores de Milao.
VERONA
Você não vai pernoitar em Verona. Verona fica bem no meio do caminho entre Milão e Veneza. Desse modo, é uma cidade onde você vai passar umas 6 horas.
Compre a passagem de trem de Milão para Verona no site da The Train Line. Faça isso antes mesmo de embarcar para a Itália. E da mesma forma de Verona para Veneza no mesmo dia no fim da tarde. Está a 1:10h de Milão e de Veneza
Em Verona procure o guarda-volume na estação. Custa 6 euros por bagagem por 5 horas e mais 1 euro por hora extra. Compre na estação também um Verona Card que dá direito a transporte e entrada para as principais atrações. Custa 20 euros por pessoa.
1 – Primeiramente, pegue o ônibus 11 ou 12 que em 10 min deixa você em frente a primeira parada do dia: a Arena de Verona, um pequeno Coliseu que continua sendo usado para espetáculos, construído há 2.000 anos.
2 – Depois disso, siga a pé pela via Giuzeppe Mazzini para a Piazza delle Erbe, onde tem uma feirinha e muitos restaurantes com preços turísticos e é ao lado da casa de Julieta. Para entrar você precisa pagar uma taxa de 6 euros.
3 – Conheça a Basílica di San Zeno Maggiori
4 – Posteriormente, vá à Ponte Scaligiero: várias lojinhas, café, gelato. Dessa forma, é um lugar legal para passear.
5 – Finalmente, suba na Torre dei Lamberti de elevador que custa 1 euro.
Chegue meia hora antes na estação de trem porque pode haver fila nos guarda-volumes onde você deixou a sua bagagem.
Itália em 16 dias - VENEZA
Uma dica é ficar na região de San Marco. Reserve pelo menos 2 dias inteiros e se puder 3 dias seria o ideal.
Esqueça a mala grande. A cidade é cheia de escadas e você vai caminhar e se perder muito.
Tem como deixar as malas grandes nos guarda-volumes da estação de trem e entrar em Veneza, de preferência com uma mochila, onde vai conter somente as coisas que você vai usar lá.
Para se locomover é através dos Vaporetos que são barcos, já que Veneza é cortada por vários canais. O ingresso dele individual custa 9,50 euros, mas se você for passar mais de 72 horas compre o ingresso combo que custa uns 34 euros por pessoa e dá para usar à vontade. Ou também dá para comprar o bilhete diário.
1 – Passeio de gôndola – esse, obviamente, é o principal passeio. Compre o ingresso on-line. O valor do passeio depende do trajeto.
2 – Ponte Rialto: uma ponte muito antiga com muitas lojinhas. Tem uma vista bem bacana lá de cima.
3 – Praça São Marco: depois dos canais, a praça São Marcos é o principal ponto turísticos de Veneza. Vá cedo para encontrar a praça vazia, ou então dá para ir à noitinha tomar um vinho e tomar um café que também é gostoso. Lá também visite o Palazo Ducale.
4 – Ponte dos suspiros: quando estavam vendo essa ponte, era o momentodo último suspiro que os prisioneiros davam antes de entrar na prisão.
Outras ilhas próximas de Veneza
Muranao – A Ilha do Vidro fica a meia hora de Veneza de barco. Lá estão as Fábricas de vidro murano onde você pode fazer uma visitação
Burano: as casinhas são bem coloridass para os moradores identificar suas casas na neblina. Burano é famosa também por suas rendas.
Itália em 16 dias - FLORENÇA
Fique 3 dias em Florença. Para chegar em Florença pegue o trem a partir de Veneza.
Chegando lá você vai alugar um carro para percorrer a região da Toscana. Da mesma forma, o carro deverá ser devolvido em Florença.
Dia 1
1 – Chegue para o almoço no Mercato Centrale. Lá você encontra produtos típicos italianos.
2 – Depois disso, caminhe por uns 7 minutos para a Piazza del Duomo para visitar a Basílica de Santa Maria Del Fiore.
3 – Posteriormente a visita à Catedral, siga a pé por mais uns 5 minutos até a Piazza dela Signoria. Dessa forma, chegando lá, faça uma visita à Fonte de Netuno e ao Palazzo Vecchio.
4 – Depois disso, mais uns 6 minutos de caminhada chegue na Galleria degli Uffizi que fica na Piazza degli Uffizi. É um dos museus mais famosos do mundo.
Dia 2
5 – siga a pé do seu hotel ou de transporte público em direção a Galeria da Academia. Uma dica importante: compre a entrada antecipadamente. Lá está a famosa estátua de David.
6 – Almoce na Piazza di San Lorenzo. Lá você vai encontrar vários restaurantes no Mercado Homônimo.
7 – Logo depois, já ao lado, fica a Fontana del Porcellino. Faça um carinho no focinho do javali que te trará sorte. Leia aqui a lenda do porcellino.
8 – Por último, vá até o Palazzo Pitti e também conheça os Jardins de Boboli.
Dia 3
1 - PISA - Bate-volta a partir de Florença
Da estação de trem de Florença pegue um trem em direção à Pisa. Vai levar em torno de 1 hora para você chegar lá. Em seguida, visite a Igreja, a famosa torre inclinada, bem como o campanário.
2 - CINQUE TERRE
Depos disso, siga de trem de Pisa para Cinque Terre. São 5 ilhas que você pode percorrer de barco. Compre o Daily Pass e você poderá subir e descer de barco a hora que quiser.
Se for percorrer de trem, entre uma ilha e outra leva em torno de 5 minutos.
Veja mais detalhes em Roteiro de 3 dias em Florença.
Itália em 16 dias - SIENA
Siena mesmo, você pode conhecer em 1 dia, porém lá vai ser a base para você passear de carro pela Toscana. Isso vai ser lindo!
Fique 3 noite em Siena. Confira o que fazer em Siena aqui.
A partir de Siena você vai conhecer de carro as cidades medievais da Toscana:
Montalcino, Pienza, Montepulciano, San Giminiano, Volterra. Veja o post detalhado de cada uma delas.
É bem importante você ler também: Toscana: uma das estradas mais bonitas da Itália. Essa estrada você já pode fazer no primeiro dia vindo de Florença.
Nos outros 2 dias você pode escolher no qual você vai fazer as Vilas Medievais e quando vai fazer Siena.
Por fim, volte a Florença para devolver o carro e depois disso pegue um trem em direção a Roma.
Itália em 16 dias - ROMA
Antes de mais nada, das cidades a serem percorridas, Roma é a que tem mais pontos turísticos. Dessa forma, separe 4 dias inteiros para ficar em Roma.
Aconselho a ler o post completo. Lá está tudo bem detalhado. Segue um resumão de tudo o que você vai ver em 4 dias em Roma.
1 – Vaticano: Uma atenção especial ao Vaticano. Veja aqui tudo o que tem para fazer no Vaticano, o menor país do mundo.
2 – Campo di Fiori
3 – Piazza Navona
4 – Panteão
5 – Fontana di trevi
6 – Coliseu
7 – Fórum Romano e Palatino
8 – Altare dela Patria
9 – Monte Capitolino –
prefeitura de Roma
10 – Trastevere
11 – Rio Tibre
12 – Antico Caffe Greco
13 – Jardins da Vila Borguese
14 – Largo Ana Magnani
15 – Pompi