A história de Nova Trento remonta ao final do século XIX, quando imigrantes italianos, principalmente da região de Trento, chegaram a essa parte do sul do Brasil. Esses colonos trazem consigo não apenas suas habilidades e conhecimentos, mas também uma profunda devoção religiosa, refletindo até hoje na arquitetura, tradições e vida cotidiana da cidade. Dessa forma, Nova Trento é a capital catarinense do turismo religioso.
Nova Trento: capital catarinense do turismo religioso
Gastronomia típica de Nova Trento
A gastronomia de Nova Trento é Influenciada pela herança cultural italiana, a culinária local é marcada por pratos saborosos e autênticos, resgatando as tradições dos primeiros imigrantes.
Além da culinária, Nova Trento também se destaca pela produção de vinhos e sucos de uva. Você pode degustá-los em diversas vinícolas e adegas da região.
Onde ficar em Nova Trento: Pousada Portal do Vígolo
Uma dica de onde ficar em Nova Trento é a Pousada Portal do Vígolo. Um lugar rodeado por natureza, a pousada tem um grande jardim contendo diversas árvores frutíferas e um gramado verdinho, além de uma bela piscina rodeada por palmeiras. Porém, o grande destaque vai para a coleção de suculentas da proprietária que deixou a minha no chinelo. Super bem cuidado, o jardim é ótimo lugar para relaxamento e contemplação.
Fica próxima aos principais pontos turísticos da cidade. O café da manhã é caprichado e nos domingos você pode optar por comprar o almoço, que no nosso caso, foi uma bela costela de chão. O buffet é bem variado e uma delícia. Inclui sobremesa.
Quem foi Santa Paulina?
Amábile Lúcia Visinteiner nasceu na cidade de Trento, na Itália, no dia 16 de dezembro de 1865. Com os pais, irmãos e outras famílias da região, imigra para o Brasil em 1875 e, antes de completar dez anos, passa a morar na localidade de Vígolo, na cidade de Nova Trento, em Santa Catarina, na região sul do Brasil.
Mais tarde, ela funda a Congregação das Irmãs Paulinas em 1915, que tem como missão principal a educação e assistência aos pobres.
Madre Paulina, foi beatificada em 1991 e canonizada em 2002 pelo Papa João Paulo II, se tornando, desse modo, Santa Paulina.
Sua vida foi marcada por um profundo espírito de serviço e dedicação à educação, saúde e promoção do bem-estar das comunidades que serviu. Seu trabalho foi em favor dos mais necessitados.
O santuário de Santa Paulina
Foi assim que a pequena cidade de Nova Trento se tornou a capital catarinense do turismo religioso.
O santuário fica num lugar rodeado por morros cobertos por densa vegetação, trazendo uma sensação de paz. A geometria do projeto remete ao formato de duas mãos em prece.