Viajar sozinha com crianças
Muitas de nós mulheres, às vezes na vida nos deparamos sozinhas tendo que dar conta de trabalho, casa e filhos. Seja por um divórcio ou somente mesmo por opção pessoal muitas vezes somos só nós e as crianças para tudo, inclusive para viajar. E quantas vezes você disse para você mesma que não tinha como fazer tal coisa sendo só você de adulta responsável pelas crianças? Pode parecer muito assustador. Mas basta você dar o primeiro passo que vai descobrir que consegue muito mais do que imagina. Me acompanhe aqui e você vai ver que viajar sozinha com crianças pequenas não é nenhum bicho de sete cabeças.
Eu levei muito tempo para me sentir segura para fazer essa viagem. No meu caso, primeiramente fiquei sozinha por causa do divórcio com o pai das crianças. Depois casei novamente, entretanto as datas disponíveis minha, das crianças e do meu marido para viajarmos juntos nunca batiam.
Então eu tinha duas alternativas: ir viajar sozinha com as crianças ou não ir. Como eu não queria mais perder férias e feriados, eu resolvi optar pela primeira opção. Decidi colocar meu plano em prática. Inicialmente muita insegurança, mas planejando passo a passo e resolvendo as coisas da viagem calmamente uma por uma, dessa forma minha insegurança foi diminuindo até por fim chegar em zero.
Eu ainda tenho um agravante: sou diabética tipo 1 e uso insulina várias vezes por dia, ou seja, tinha toda uma programação extra com remédios, insulinas e hipoglicemias para administrar. A maior preocupação dos meus pais principalmente era se acontecesse algo comigo.
Contra tudo e contra todos embarcamos para passar 10 dias das férias de julho deles no Chile!
Como programar uma viagem sozinha com crianças?
PASSO 01 – VIAGEM INTERNACIONAL COM CRIANÇAS
Primeiramente, se você pensa em ir para outro país existe uma pequena burocracia para sair do Brasil sem o pai ou a mão da criança junto. É o primeiro passo para resolver. Sem essa documentação você não consegue embarcar. Para isso escrevi um post para te ensinar como fazer isso. Não é tão complicado, mas preciso ser feito antes de você dar o próximo passo.
PASSO 02 - SEGURO VIAGEM
Um seguro viagem é de extrema importância, além, é claro, de ser obrigatório no caso de viagem para o exterior. O seguro vai fazer você se sentir protegida. É de extrema importância que as crianças saibam usar o celular para fazer uma ligação caso precisem. Esse número deve estar salvo de uma forma que seja bem fácil de ser encontrado no seu celular.
PASSO 03 - ENDEREÇO DO HOTEL
Escreva num papel que eles possam carregar com eles, ou até coloque nas crianças uma pulseirinha com o nome do seu hotel escrito. Isso vai depender muito da idade das crianças. Os meus estavam com 10 e 14 anos, então eu ensinei o nome do hotel e o endereço.
PASSO 04 - ALIMENTAÇÃO
Criança não gosta de comer o que os adultos gostam, então evite se estressar e não invente de ir em restaurantes caros. Faça da ida ao supermercado um passeio. Mostre as embalagens como são diferentes, o que está escrito nos rótulos se for em língua estrangeira, veja as formas de pesar as frutas se é igual ou diferente, faça-os conversar com as pessoas. Deixe eles escolherem o que querem comer. Isso vai criar memória afetiva daquela viagem que foram só com a mamãe.
Se você estiver num apartamento com cozinha completa aproveite para cozinhar uma janta ou um sanduiche.
PASSO 05 - OS PASSEIOS
Tente escolher os passeios que não tem tanta fila. Criança, na maioria das vezes, não tem paciência e se cansam bem rápido. É muito importante sempre ter com você uma mochila com água assim como bolachas, chocolates, balas. Todas essas coisas que a gente não deixa eles comerem em dias comuns.
PASSO 06 - O SEU PSICOLÓGICO
É bem importante, que acima de tudo, você esteja com o seu psicológico preparado. Saiba de antemão que vai haver estresse, você vai se irritar e até se chatear com eles. Mas respire fundo. Garanto que as memórias que você e eles vão colecionar dessa viagem serão inesquecíveis..
PASSO 07 - MUITA CONVERSA ANTES DA VIAGEM
E por fim, lembre que crianças são bem inteligentes assim como espertas. Então, antes da viagem, converse com eles. Uma conversa franca, onde você vai colocar um pouco de responsabilidade neles, explique sem meias palavras que podem acontecer perrengues, mas que com a colaboração deles vocês conseguirão resolver. O papai não está junto, então eles vão precisar ser um pouquinho adultos. Com isso, eles se sentem até importantes. Você pode se surpreender com eles durante a viagem.
PASSO 08 – TENHA UM CONTATO DE EMERGÊNCIA
Pode ser seu marido, namorado, mãe, pai, irmão ou amigo. Informe essa pessoa sobre o hotel que você vai ficar, data de ida e data de volta da viagem bem como as datas e locais dos passeios.
Comigo aconteceu de eu perder o cartão de crédito no segundo dia dessa viagem. Quem me salvou foi o meu marido que havia ficado. Ele resolveu tudo com o banco e gerou um cartão virtual. Eu não tinha levado nada de pesos chilenos em espécie. Acho que esse foi o momento de algo dar errado na viagem.
PASSO 09 – LEVE DINHEIRO EM ESPÉCIE
Tenha pelo menos 3 formas de pagamento disponíveis com você.
– 1 cartão de crédito físico de uso internacional. O ideal é levar 2.
– 1 cartão virtual
– uma boa quantia em dinheiro em espécie na moeda do país que você for.
Lembrando que os outros países não aceitam o real brasileiro bem como o PIX não funciona.
PASSO 10 - E SE DER ALGO ERRADO?
Se der algo errado você vai resolver. Você é capaz disso!
E se alguém se machucar?
Alguém se machucou, vá até a farmácia. Se for grave use do seu seguro viagem. O número já estará salvo no seu celular.
E se alguém se perder?
É difícil, mas você deve estar de olho neles. Caso aconteça lembre que eles estarão com o endereço do hotel. Você já vai tê-los instruídos naquela conversa que antecede a viagem o que eles devem fazer. Essa instrução vai depender muito da idade das crianças.
E se eu perder o avião?
Já aconteceu comigo. Vá até o balcão da sua companhia aérea e informe que você perdeu o vôo. Eles vao com certeza te ajudar. Se estiver em outro país, certamente alguém vai falar português.