Inacreditáveis Vilas Medievais da TOSCANA
Montalcino, Pienza, Montepulciano, San Giminiano, Volterra
A Toscana é uma região carregada de história e arquitetura intocada da Idade Média. As vilas medievais da Toscana são lugares mágicos e encantadores com as mais maravilhosas paisagens da Itália.
Você também vai gostar:
Toscana: uma das estradas mais lindas da Itália
Antes de mais nada é preciso saber algumas dicas de onde se hospedar na Toscana. Em toda a Itália existe as ZTLs, uma sigla em italiano que quer dizer Zona de Tráfego Limitado, ou seja, você não pode entrar de carro onde tem essas placas, do contrário vai voltar da Itália carregado de multas.
Dessa forma, busque uma hospedagem aos arredores das cidades. Na Itália existe um tipo de acomodação que se chama AGROTURISMO, que quer dizer casa de fazenda. São pousadas super charmosas que ficam literalmente no meio da natureza. E meio da natureza na Toscana é o mesmo que dizer belíssimas paisagens!
É tudo muito perto, então mesmo não estando no centro histórico você vai estar muito próximo dos lugares mais bonitos. Por isso é importante que você faça a Toscana de carro. Não é a forma mais barata, entretanto é a mais proveitosa. Alugue um carro em Florença e devolva o carro também em Florença quando terminar o percurso da Toscana.
Val d’Orcia
A região de Val d’Orcia na Itália é um lugar rural, com vistas esplendorosas. É cercada por campos, vinhedos, colinas e Olivais. É também recheada de vilas medievais preservadas onde você vai poder mergulhar na história. Você sente como se pudesse voltar no tempo! A cidade não mudou muito desde o tempo da Renascença e suas paisagens aparecem em várias obras de pintores dos séculos XIII a XV.
Atualmente, Val d’Orcia é uma região protegida e é reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco desde 2004.
E dessa região que vem os melhores vinhos italianos, como, por exemplo, Brunello di Montalcino, Nobile di Montepulciano, o Rosso D’Orcia.
Diferente das grandes cidades como Milão e Roma, a Toscana é uma região calma e tranquila, um lugar para descansar e apreciar belas paisagens.
A região é composta por diversas pequenas cidades e vilas medievais, como, por exemplo, Montalcino, Pienza, Montepulciano, Sangiminiano e Volterra.
Vamos falar sobre o que conhecer em cada uma delas a seguir. Reserve um dia da sua viagem para fazer esse tour.
Montalcino
É daqui que vem o famoso vinho Brunello de Montalcino, então a primeira dica não poderia ser outra a não ser “Beba Brunello de Montalcino em Montalcino”.
O principal ponto turístico de Montalcino é a Fortaleza de pedra erguida por volta de 1361. Dentro da fortaleza você encontrará uma enoteca que oferece degustação de vinhos. Depois disso, brinque de se perder pelas ruas como se estivesse mesmo na Idade Média. Vai ser divertido!
Pienza
Pienza é uma cidade restaurada pelo Papa Pio II. O Papa contratou um artista renascentista para reestruturar a cidade. Porém, em 1464, durante as obras, o Papa morreu e então as obras paralisaram até hoje, o que mantém o charme da cidade.
Não deixe de passar pela Via dela Fortuna, Via dell’amore bem como pela Via del Bacio. São as ruas mais bonitas de Pienza.
Monticchiello
De todas essas cidades medievais lindas, Monticchiello foi a que eu mais gostei. Uma cidade rica em cada detalhes que os próprios moradores colocam enfeitando suas casas. Uma cidadezinha extremamente limpa, cheia de flores e muito bem conservada.
Montepulciano
O lugar é cinematográfico e não é exagero. Aqui foram gravadas algumas cenas da série Crepúsculo. É incrível como as cidades dessa região da Toscana são tão bem conservadas e limpas. São pequenas cidades que nasceram 8, 9 séculos atrás. E isso torna a sensação de estar em outra época da história do mundo!
Retornando à Florença
No dia de retornar à Florença para devolver o carro alugado vamos fazer mais duas paradas para conhecer Sangiminiano e Volterra.
San Giminiano
Esta cidade, assim como as demais da região, é murada e é marcada pela arquitetura da Idade Média. Devido à sua quantidade de torres, que eram erguidas pela disputa de poder das famílias, chamam ela atualmente de Manhattan Medieval – guardadas as devidas proporções, é claro!
No passado, haviam 72 torres diferente, que serviam de residência para os ricos. Atualmente restaram apenas 13. Devido à Peste Negra a região toda entrou em decadência, prejudicando também as construções do local, já que matou dois terços da população.
A torre mais alta da cidade é a Torre Grossa, a qual você pode subir. É só encarar os seus 218 degraus até o seu topo. A vista lá de cima vai valer a pena!
O crescimento da cidade ocorreu durante os séculos XII e XIII e até hoje parece que se vive nessa época.
A cidade é bem turística, portanto a chance de ela estar cheia é grande. Pelas ruazinhas medievais você vai encontrar lojas de tudo o que é típico da Toscana, principalmente os vinhos. Da mesma forma, também vai encontrar salumeria, que vendem todos os tipos de salumes e prosciuto (salames e presuntos), gellaterias e restaurantes.
Aliás, é aqui que você encontra o que já foi eleito o melhor gelato do mundo. Afila é gigante, mas eu precisava experimentar então encarei. Como a maioria dos gelatos da Itália são de excelente qualidade, esse não é diferente. O sabor é maravilhoso!!
Volterra
Uma cidade muito medieval e igualmente charmosa e linda! Vale muito passear pelas ruas estreitas do centro histórico e captar belas fotos.
Volterra teve uma grande influência dos Etruscos, já que esta civilização se originou por lá. Eles eram conhecidos por suas habilidades em metalurgia, especialmente a produção de bronze, bem como por suas cerâmicas e obras de arte.
Dentre as atrações de Volterra estão os Museus Etruscos que contam bem a história.
A característica principal da cidade é a produção de peças decorativas usando o Alabastro, que é um tipo de pedra encontrado por lá. Esta pedra é muito parecida com o mármore, porém translúcida, o que possibilitam várias peças iluminadas. São lindas! Dá vontade de trazer todas para casa!
É uma cidade mais tranquila de se visitar já que não é tão cheia de turistas.
Um comentário
Pingback: