4 dias em Roma
Europa

4 dias em Roma

Conhecer Roma é uma emocionante jornada pela história, arte e gastronomia dessa cidade eterna. 4 dias inteiros em Roma é o mínimo para você não ter que fazer tudo correndo. Desse modo, você precisa organizar para aproveitar ao máximo o seu tempo.

Além desses 4 dias você irá precisar de um dia para a chegada, do qual não vamos contar e do dia de ir embora, que só conta se você deixar Roma à noitinha.

4 dias em Roma

Dia 1:

Vaticano e Arredores

O Vaticano pode ser o ponto de partida para começar a organizar o seu roteiro de 4 dia em Roma. Isso porque você provavelmente gostaria de ver o Papa. Se esse for o caso, o dia da semana que você deverá estar no Vaticano é numa quarta-feira.

Mas antes de mais nada, você deve dar uma conferidinha na agenda do Papa para não planejar tudo em vão. O normal é ele aparecer toda quarta-feira segundo o post somente sobre o Vaticano onde eu explico em detalhes como ver o Papa.

Nesse mesmo dia, você vai conhecer o Fórum Romano, que é bem perto, bem como os museus do Vaticano e a Capela Sistina.

Reserve um dia inteiro para o Vaticano. Apesar de ser o menor país do mundo, ainda assim tem muito o que fazer.

Você também vai gostar: 

Vaticano, o que fazer no menor país do mundo.

Dia 2:

Campo di Fiori

4 dias em Roma

O Campo di Fiori é uma praça que está localizada no coração de Roma. Pela manhã, lá você vai encontrar um mercado de frutas, queijos, produtos locais e flores ao ar livre. A praça também é rodeada de construções históricas. Dessa forma, um lugar ideal para você sentir a atmosfera romana.

Fica próxima a atrações como o Panteão, a Piazza Navona e a Fontana di Trevi, por isso, desse modo, neste dia você já emenda esses pontos turísticos importantíssimos.

Em suma, o Campo di Fiori é um local frequentado por moradores locais, bem como é repleto de construções históricas. Dessa forma, essas características contribuem para uma atmosfera autêntica e acolhedora. Lá você vai mergulhar na vida cotidiana de Roma.

No centro da praça há a estátua de Giordano Bruno, filósofo condenado à fogueira pela Santa Inquisição. Onde está localizada a estátua, conta-se que ali ele foi queimado.

Nesta praça também há vida noturna. De noite, a praça fica bem movimentada, tornando-se um ponto de encontro e uma ótima opção para o jantar nos seus vários restaurantes e cafés.

Piazza Navona

4 dias em roma fontana dei quattro fiumi

 

A praça é conhecida por suas três fontes, projetadas pelo escultor barroco Gian Lorenzo Bernini. Bem no centro da praça está localizada La Fontana dei Quattro Fiumi, ou seja, a Fonte dos Quatro Rios, que representa os quatro principais rios dos quatro continentes conhecidos na época: o Nilo, o Ganges, o Danúbio e o Rio da Prata.

Lá você também vai ver a Igreja de Sant’Agnese e também o Palazzo Pamphili, que foi comprado por Juscelino Kubitschek e onde atualmente é a embaixada brasileira.

Por ser uma das atrações turísticas mais populares de Roma, a Piazza Navona pode ficar bastante movimentada. Para evitar multidões, considere visitar a praça durante as primeiras horas da manhã ou à noite.

Panteão

Panteão 4 dias em Roma
 
 Inicialmente construiu-se o Panteão como um templo dedicado a todos os deuses. Aliás, em grego Panteão quer dizer “todos os deuses.” A sua construção, feita pelo imperador Adriano, data 125 d.C.

Dentro do Panteão estão os túmulos de várias figuras históricas importantes, como, por exemplo, o pintor renascentista Rafael, o rei Vittorio Emanuele II e sua esposa Margherita

Atualmente, é usado como uma igreja católica. É um local popular para visitantes e também é frequentemente utilizado para celebrações religiosas e eventos culturais.

A entrada para o Panteão é gratuita.

Fontana di Trevi – vá às 6h da madruga

A Fontana di Trevi data o século XVIII e foi construída em homenagem ao deus do mar Netuno. Sua arquitetura barroca é magnífica, onde foram esculpidas diversas figuras aquáticas e mitológicas.

Por ser um dos locais mais visitados de Roma, ela costuma estar lotada e com pouca visibilidade. Dessa forma, faça um esforço e tente visitá-la as 6 horas da manhã para conseguir boas fotos.

A lenda diz que se você jogar uma moeda na fonte você voltará à cidade. Essas moedas são recolhidas diariamente e acumulam no final do ano algo em torno de 1 milhão e meio de euros. Esse dinheiro é revertido para as instituições da igreja.

Vale a visita à noite também, pois a sua iluminação é deslumbrante!

4 dias em Roma

Dia 3:

Coliseu

Coliseu 4 dias em Roma

Uma verdadeira casa de shows sanguinários em pleno século I d.C. Para isso foi construído o Coliseu. Conhecido também como Anfiteatro Romano, dentro do Coliseu aconteciam diversos eventos públicos, como jogos de gladiadores, batalhas navais simuladas, caças e outras apresentações.

Entre 50.000 e 80.000 espectadores assistiam como entretenimento uma verdadeira chacina de pessoas e animais durante o ano todo.

Abaixo da arena (região central), havia túneis, um lugar chamado de “hipogeu”, onde os gladiadores e animais selvagens aguardavam para entrar na arena.

Os visitantes podem adquirir ingressos para explorar o interior do monumento, incluindo a arena e os andares superiores. Existem também tours guiados disponíveis para obter informações detalhadas sobre a história do local. Compre o ingresso antecipadamente pela internet a fim de evitar filas quilométricas. Da mesma forma, visite pelo período da manhã.

Fórum Romano e Palatino

fórum romano e palatino 4 dias em Roma

Trata-se de duas áreas arqueológicas importantes que ficam no centro de Roma.

O Fórum Romano era o centro político, social e comercial da Roma Antiga. Era o local onde os romanos realizavam atividades comerciais, religiosas e governamentais. Lá você encontrará ruínas de diversos edifícios importantes da Roma Antiga.

Palatino é uma colina onde, segundo a lenda de Rômulo e Remo, Rômulo, após ter matado o irmão gêmeo Remo, fundou a cidade de Roma em 753 a.C. Lá encontram-se ruínas das casas dos nobres e aristocratas de época.

Altare dela Patria

Altare della patria 4 dias em roma

Construído em homenagem a Vittorio Emanuele II, este monumento com arquitetura neoclássica, fica localizado na Piazza Venezia no centro da Itália.

É possível subir até o terraço do monumento, que oferece vistas panorâmicas incríveis de Roma, incluindo o Coliseu, assim como o Fórum Romano.

Para alguns romanos, sua grandiosidade é um tanto quanto controversa. Alguns discordam da sua arquitetura diferenciada comparada a da Roma Antiga, mesmo porque também foi destruído um pedaço de Roma para que o monumento fosse construído.

 

Monte Capitolino – prefeitura de Roma

O Monte Capitolino é uma das colinas sobre as quais foi construído Roma. A Piazza Campidoglio foi desenhada por Michelangelo. Ela apresenta uma série de elementos arquitetônicos que conduzem o olhar para o centro da praça, onde a estátua equestre de Marco Aurélio está posicionada.

Atualmente, é onde se encontra a prefeitura de Roma. Além da prefeitura, lá encontram-se mais dois museus interligados. São os museus públicos mais antigos do mundo e os principais da cidade.

Trastevere 

É um bairro romano, conhecido por sua atmosfera boêmia. Suas ruas estreitas e sinuosas, edifícios coloridos e praças pitorescas criam uma sensação única e acolhedora. É a atmosfera de Roma!

Aproveite para um passeio noturno nos seus bares, cafés e restaurantes e se distrair nas lojas de artesanato.

Passeie a pé pelo bairro e descubra os seus encantos!

Rio Tibre

Rio Tibre 4 dias em Roma

É o principal rio que atravessa a cidade de Roma.

A partir do rio Tibre você pode ter uma perspectiva da cidade. Existem passeios de barco noturno com duração de 1 hora ao longo do rio Tibre. É possível saborear e desfrutar de aperitivos e vinhos ao longo do passeio. E ainda assim, ver de um ângulo diferente a Basílica de São Pedro e outros pontos turísticos importantes.

Dia 4:

Antico Caffe Greco – um dos mais antigos da Itália.

O Antico Caffè Greco é um dos cafés históricos mais famosos de Roma, localizado no coração da cidade, perto da Piazza di Spagna. Foi frequentado por muitos artistas, escritores, músicos e figuras famosas ao longo dos séculos. o café foi administrado pela mesma família por várias gerações.

O Café Antico Greco abriu em 1760 e jamais fechou as portas. Vale a pena entrar nem que seja só para tirar uma foto da sua arquitetura vintage.

4 dias em Roma Antico caffe Greco
4 dias em Roma Antico caffe Greco

Jardins da Villa Borguese – um passeia que se pode fazer pedalando

A Galeria Borguese é uma conhecida galeria de arte onde se encontram várias obras de artistas renomados como, por exemplo, esculturas e pinturas de Caravaggio, Bernini e Rafael.

Para chegar até a Galeria Borguese você pode alugar uma bicicleta e passear pelos Jardins da Villa Borguese que é uma das maiores áreas verdes da cidade com 80 hectares.

Jardins da Vila Borguese 4 dias em Roma

Pompi – E por fim, no Café Pompi você encontra o verdadeiro Tiramisu tradicional na Itália. Assim como, não dá para ir a Roma e não ver o Papa, definitivamente da mesma forma não para ir à Roma e não comer um Tiramisu. E para já ir entrando no clima da viagem, confira a receita do verdadeiro Tiramisu italiano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *