Portillo, Lagoa Inca e Estrada de los Caracoles no Chile
Estrada de los Caracoles
Primeiramente, Portillo não é só mais uma estação de esqui. Então, se você tiver que deixar de fora algum passeio na sua viagem QUE NÃO SEJA ESSE! Na minha opinião, de todos os que fizemos (e foram praticamente todos) definitivamente esse foi o mais incrível!
E uma das coisas mais interessantes do passeio é a própria estrada que leva até lá. Também conhecido como Estrada de los Caracoles, devido às 29 curvas em formas de cotovelos, aparentemente impossíveis de se fazer, o caminho que liga Santiago no Chile a Mendonza na Argentina é considerado um dos mais perigosos do mundo e não menos bonito e impressionante bem como arrepiante que isso. Como não bastassem as curvas aterrorizantes envoltas por penhascos o caminho é lotado praticamente apenas de caminhões.
As vans de turismo fazem algumas paradas para apreciar vista de cima, portanto você consegue ver as curvas direitinho e quase não acredita que as percorreu para chegar até ali. Além da estrada você também consegue ver (bem de longe) os animais silvestres que vivem por aquelas montanhas. Um tipo de lhama selvagem.
E por fim, para emoldurar tudo isso, montanhas enormes de pedra coberta pelo branco da neve. É simplesmente lindo de mais! Definitivamente, um espetáculo a parte.
Posteriormente à parada para admirar a vista, no caminho até lá fizemos mais uma parada exatamente na divisa entre o Chile e a Argentina. Mais paisagens deslumbrantes! Fomo em julho e foi o local que mais afundamos na neve. Cada pisada era uns 50cm afundando. Para nós foi muito divertido!
Portillo e Lagoa Inca
Depois de encarar todo esse caracol gigantesco chegamos na estação de esqui. Lá, a nossa van nos deixou por 1 hora antes de partirmos. Diferente de Farellones, é uma estação de esqui mais profissional, então não nos arriscamos a esquiar e também não tinha tanto tempo. Junto da estação você se depara com um hotel enorme, todo amarelo, destacando no meio daquela imensidão branca da neve. E para completar o visual, montanhas gigantes de pedra.
A menos que se tenha uma reserva, não é permitida a entrada de turistas no hotel. Outra dica é que lá tem pouca infraestrutura. Tem alguns banheiros que ficam numa construção externa ao hotel. Restaurante não tem nenhum, então leve um lanche, principalmente se você estiver com as crianças.
Mas afinal, o que tem para fazer lá fora esquiar? Contemplar, admirar e principalmente se surpreender com a beleza indescritível da paisagem bem como tirar muitas fotos. É uma perspectiva diferente do mundo. Para as crianças, construir bonecos de neve.
E para completar esse complexo na Cordilheira dos Andes, você encontra a Lagoa Inca, onde vai render mais um tanto de belas fotos.
Como chegar em Portillo?
Para encarar todas as curvas escorregadias devido ao gelo na Estrada de los Caracoles, é melhor você contar com um motorista experiente. Dessa forma, você pode contratar uma das muitas agências que fazem os passeios no Chile. Vai custar algo em torno de R$ 400,00 a R$500,00 por pessoa na alta temporada. Esse valor é referente apenas ao transfer. Sim, eu sei que é salgado, portanto a vista compensa cada centavo!
A maioria das agências costumam oferecer nesse passeio um piquenique incluso. Na descida da montanha, no mesmo local em que a agência faz uma parada na ida para quem precisa alugar roupas próprias para neve, a van estaciona para esse piquenique.
O tal piquenique nada mais é que uma pequena mesa arrumada embaixo de uma árvore milenar originária do Aconcágua com algumas bolachinhas, queijos, salames, vinho assim como suco e água.