Você já ouviu falar do Santuário do Caraça em Minas Gerais?
É um lugar no meio do nada construído por um padre chamado Irmão Lourenço por volta de 1770. Fica no município de Catas Altas e Santa Bárbara.
Você fica se perguntando: Por que aqui? Por que nesse lugar tão isolado? Como eles chegavam até aqui? Como trouxeram material para a realização das obras sobre os lombos dos cavalos e charretes?
É um lugar bastante interessante devido a todos esses por quês. E além das curiosidades históricas, o lugar emana uma paz profunda. Desse modo, é de fato um lugar para meditar, refletir bem como descansar.
O lugar é tão mágico que já foi matéria de Globo Repórter!
O Santuário tem mais de 400 anos e foi o primeiro colégio, apenas para meninos, de Minas Gerais.
Aproveite para relaxar e meditar, já que você vai estar em contato direto com a natureza e ao mesmo tempo praticamente sem internet. Só pega nas áreas comuns!
O que fazer no Santuário do Caraça (além de relaxar!)
Aparição do lobo-guará
Todas as noites tem o momento da espera do lobo-guará por volta das 19:30h na porta principal do santuário.
Os hóspedes se reunem numa grande varanda em volta de bandeja de carne que o padre coloca e fica todo mundo num grande silêncio. Tem que se esperar a vontade do lobo. Nós demos sorte e ele apareceu rapidinho! Podem aparecer também cachorros-do-mato, anta e outros mamíferos.
Você se surpreende com o tamanho do lobo com suas pernas magras e finas.
Cachoeira da Cascatinha
Por uma trilha fácil de uns 40min você chega até a Cachoeira da Cascatinha. Quando fomos estava em época de seca, dessa forma estava com a vazão baixa. Mas ainda assim valeu a pena! Você pode nadar nas águas geladas e por fim belas fotos.
O caminho pela trilha já é um passeio de contemplação da natureza. Paisagens lindas vão se abrindo a todo momento!
Santuário Nossa senhora Mãe dos Homens
Atualmente, o Santuário, em arquitetura neogótica, tem missas todos os dias para os hóspedes.
Museu
Nas ruínas do antigo Colégio e da Escola dos meninos, foi erguida em estrutura modernista para preservar a história, uma estrutura que hoje abriga um museu contando várias curiosidades sobre a época de funcionamento da escola. A visita é guiada e muito interessante. Não deixe de ir e se impressionar com os costumes da época tão diferentes dos dias atuais.
A escola foi desativada depois de ter pegado fogo devido a dois dos estudantes acenderem uma fogueira dentro do espaço.
Hospedagem
Você pode se hospedar no Santuário, o que eu indico muito, pois você vai ter experiências diferentes. Ou então pagar uma diária de R$ 30,00 (ano de 2022) e aproveitar o dia.
O Santuário fica aberto todos os dias das 8h às 16:30h, inclusive domingos e feriados. É preciso reservar com antecedência pelo site oficial do Santuário do Caraça.
As vagas costumam ser bastante disputadas principalmente nos finais de semana, portanto faça a sua reserva com bastante antecedência.
Outra vantagem de se hospedar lá é que café da manhã, almoço assim com a janta estão inclusos no valor da diária. A comida é daquela caseira feita no fogão à lenha.
Desde já saiba que é bom ir preparado, pois o santuário é no meio do nada mesmo. Não tem mercado, farmácia, banco, hospital, mercearia tão perto. Para qualquer dessas coisas que você precise, vai ter que rodar muitos km.
Houve um incidente com a minha filha que caiu numa das trilhas e se esfolou inteira. Eles não tinham nem uma maleta de primeiros socorros com anti-séptico.
Quanto tempo ficar no Santuário do caraça
As atrações você consegue fazer em dois dias inteiros. Duas noites pelo menos. Porém, se você precisa de um descanso maior fique o tempo que quiser!
Estrada Real
O Santuário do Caraça em Minas Gerais faz parte da viagem pela Estrada Real pelo caminho Velho. Nesse sentido, se você quiser saber como você pode continuar essa viagem passando por Ouro Preto, Tiradentes e Paraty clique aqui!