Apesar de facilmente você poder conhecer Siena em 1 dia apenas, tenha a cidade como base para se hospedar e conhecer os outros lugares próximos. A partir de Siena você vai pode conhecer San Giminiano e Montepulciano, por exemplo, além de Chianti. Veja aqui como conhecer Chianti a partir de Siena.
Siena é uma cidade encantadora na região da Toscana, na Itália, com uma rica história, arquitetura impressionante e belas paisagens ao redor. Além de explorar os encantos da própria cidade, existem várias atrações e lugares interessantes para visitar a partir de Siena.
Uma das maiores atrações da Igreja de San Domenico (ou São Domingos) são as famosas relíquias que estão abrigadas aqui. A mais importante delas é o santuário de Santa Catarina de Siena, uma das santas mais veneradas da Igreja Católica. O santuário contém os restos mortais da santa, incluindo sua cabeça e um dedo, que estão mumificados.
Palio di Siena
Duas vezes por ano acontece o Palio di Siena, dia 2 e 16 de agosto, um evento muito importante para os habitantes de lá. São 10 cavaleiros, cada qual representando um bairro de Siena, em busca de chegar em primeiro lugar. Cada um tem uma bandeira que representa o seu bairro.
Piazza del Campo
Rodeando a praça existem muitos prédios históricos com arquitetura medieval. Nesta piazza você vai encontrar a Fonte Gaia que simboliza o desenvolvimento de Siena, pois na Idade Média era difícil levar a água até os locais mais interioranos, sendo assim onde tinha água tinha desenvolvimento. Da fonte sai água potável e você pode encher a sua garrafinha à vontade!
Fui em outubro de 2023 e estava fechada para restauro, porém, uma das bicas estava funcionando e já garanti a minha água para o resto do dia!
A lenda de Rômulo e Remo está entre as principais atrações para a sua programação de Siena em 1 dia.
Você vai ver por toda Siena, várias esculturas de uma loba amamentando dois bebês humanos.
A história de Rômulo e Remo é uma das mais conhecidas da mitologia romana. Eram irmãos gêmeos que foram abandonados pela a mãe e depois disso adotados por uma loba que os amamentou e ofereceu seus cuidados a eles. Passado um tempo, encontrados por um pastor que os adotou e passou a cuidar dos irmãos.
Na fase adulta, eles descobriram a sua história e então resolveram fundar uma cidade no local em que foram encontrados. Entretanto, não chegaram a um acordo sobre o lugar que seria essa cidade. Então, Rômulo matou Remo durante uma discussão.
Foi dessa forma que surgiu Roma. Rômulo decidiu homenagear a si mesmo dando o nome à cidade.
Desse modo, se tudo aconteceu em Roma, o que Rômulo e Remo tem a ver com Siena? A lenda diz que os filhos de Remo, Senio e Ascanio, após a morte do pai, fogem rumo à Toscana. Nessa região fundam a cidade de Siena, a qual tem o nome em homenagem ao irmão mais velho.
Catedral de Santa Maria Assunta – O Duomo de Siena
Como Siena e Florença viviam em disputa, dessa forma uma queria ter a sua catedral maior do que a outra. Então você vai encontrar um remendo na arquitetura dessa igreja que foi ampliada para ser maior que a catedral de Florença, que você pode ver do lado direito e do lado esquerdo da Igreja. Ambas são de belezas inacreditáveis!
Você paga em torno de 5 euros para entrar na igreja (2023). Vá com o ombros cobertos, do contrário não poderá entrar na igreja. Aliás, muitas igrejas na Itália seguem a mesma regra. Algumas dão esse pano para você se cobrir, entretanto, em algumas você precisa comprar.
Dentro da igreja você vai encontrar um enorme mosaico de mármore, que em algumas épocas do ano ele fica coberto para a sua preservação. Geralmente nos meses mais frios. Esse mosaico levou 2 séculos para ser construído.
Você não pode deixar de comer o Panforte em Siena. Não é apenas um doce comum. Ele é um doce tradicional bem como faz parte da cultura da cidade e foi inventado no ano de 1200, dessa forma é super recomendável experimentar esse doce para você sentir o sabor do lugar! Um acompanhamento indispensável para ele é o vinho Santo.