Vaticano, o que fazer no menor país do mundo
Você sabia que o Vaticano é um país? Sim! É um país dentro da cidade de Roma, na Itália, governado pelo Papa. Lá estão todos os documentos da Igreja Católica adquiridos com o passar dos séculos. Desse modo, vamos ver aqui o que fazer no menor país do mundo!
Este enclave, ou seja, um país que está dentro de outro país, existe desde 1929. É um território murado com aproximadamente 44 hectares, ou 0,44 km², possuindo uma população de apenas cerca de 1.000 habitantes, composta por membros da Igreja católica e da guarda suíça. É o menor país do mundo!
Quem governa o país é o Papa, com autoridade máxima nos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. É também um país sem exército e sua segurança é feita pela Guarda Suíça. Não há nenhum partido político no Vaticano.
Numa viagem à Roma, é o lugar mais importante a ser visitado. Antes da pandemia, o pequeníssimo país costumava receber de 5 a 6 milhões de turistas por ano. É considerado o principal destino de turismo religioso do mundo.
Algumas curiosidades interessantes
Maior consumo de vinho do mundo: O Vaticano está entre os países com o maior consumo de vinho por pessoa do mundo. Em média, cada habitante bebe algo em torno de 74 litros de vinho por ano. É o dobro de consumo da Itália e França, por exemplo. Entretanto, a maioria dos vinhos é consumida com a comunhão nas cerimônias religiosas.
A segurança suíça do país: a Guarda Suíça é composta apenas por homens solteiros, que precisam ter no mínimo 1,74m de altura e ter entre 19 e 30 anos. Para que um guarda possa se casar, precisa de uma autorização especial, e mesmo assim, ainda tem que ter alcançado certa posição hierárquica no serviço militar. Essa é a única forma de uma mulher viver no vaticano. Dessa forma, 95% dos habitantes são homens.
Os uniformes dos seguranças são super mega elaborados. E tem de vários modelos. Você pode fotografá-los à vontade que eles não se mexem!
O latim nos caixas eletrônicos: a língua oficial é o italiano, entretanto se você precisar de um caixa eletrônico e não falar italiano e sim latim, então fique tranquilo (rsrsrs). As máquinas de dinheiro são em latim também! Dificilmente seja seu caso, acredito eu… O latim é o idioma da legislação da Santa Sé.
Maior taxa de criminalidade do mundo: ao mesmo tempo que é tão pequeno, o Vaticano tem o maior índice de criminalidade do mundo. Contudo, não tem uma prisão. Esses crimes são cometidos frequentemente por turistas que visitam o país. Geralmente são batedores de carteira.
Vaticano, o que fazer no menor país do mundo
Não se engane! O país é o menor do mundo, mas tem muito o que fazer. Reserve pelo menos um dia inteiro para conhecer as principais atrações.
Piazza San Pietro (Praça de São Pedro)
A Piazza San Pietro fica de frente para a Basílica de São Pedro e é um importante destino turístico dentro do Vaticano.
A praça tem forma elíptica e emoldurada por 284 colunas e mais 88 pilares dispostos em 4 fileiras. No centro da praça, o obelisco que se encontra lá é egípcio e teve a sua construção finalizada antes de Cristo e então, trazido para Roma no século I.
A praça é enorme e comporta cerca de 3.000 pessoas.
Basílica de São Pedro e sua cúpula
Antes de mais nada é preciso saber que você deve estar usando vestimentas adequadas para adentrar na Basílica. Os ombros devem estar cobertos, nada de decotes e saias curtas. Tudo abaixo dos joelhos, inclusive as bermudas masculinas.
Primeiramente, logo na entrada está a Pietá de Michelangelo, uma de suas obras mais famosas. Dentro da basílica estão os restos mortais do Papa João Paulo II, assim como também de outros Papas. Sua arquitetura é Renascentista e diversos arquitetos renomados da época passaram pelo seu projeto de mais de 23.000m², como, por exemplo, Rafael Sanzio, Michelangelo e Bernini. Seu interior é repleto de obras de arte dos mais famosos pintores e escultores da história.
Você pode subir na cúpula da Basílica. Se prepare, pois são 551 degraus. Porém, a vista lá de cima de todo o Vaticano compensa. Para ficar um pouquinho menos cansativo tem um trecho que você pode fazer de elevador.
Como ver o Papa?
Praticamente todas as quartas-feiras do ano, às 9h da manhã, acontece a Audiência Geral, onde o Papa está na Piazza San Pietro para abençoar os fiéis em diversos idiomas. Tem a duração de 1 hora.
A entrada é gratuita, dessa forma você pode imaginar a multidão que se forma por lá. Quanto antes você chegar, mais perto consegue ficar do Papa. Se quiser garantir mesmo uma vista privilegiada, chegue umas 2 horas antes. Inclusive, existem várias cadeiras para sentar.
Se você não conseguir chegar tão cedo, existem telões para assistir à cerimônia.
O local é super monitorado por seguranças e para entrar na praça você precisa passar por um raio-x.
Outra forma de ver o Papa:
Todos os domingos ao meio-dia acontece a celebração do Angelus na Piazza San Pietro. O Papa aparece por 15 minutos na janela da biblioteca do Vaticano. Não é preciso pagar nada, mas dessa forma, é preciso chegar cedo para pegar um bom lugar, pois como você pode imaginar, o lugar enche bastante.
Agora, como estamos falando do Papa, é claro que ele tem uma agenda cheia de viagens e compromissos. Então consulte agenda do Papa no site do Vaticano para ver se no dia em que você estará lá você conseguirá vê-lo.
O que ver na Capela Sistina e Museu do Vaticano
É na Capela Sistina que você encontra uma das principais obras do gênio artista Michelangelo. Dessa forma, é um ponto obrigatório para passar durante a sua visita ao Vaticano.
Clemente VII encomendou a Michelangelo a pintura do teto da Capela Sistina. Michelangelo retratou em pintura no teto da Capela, a criação do mundo. Ele trabalhou de 1508 a 1512 na sua grande obra.
Em 1536, O Papa em exercício chamou novamente Michelangelo para pintar a grande parede que fica atrás do altar principal, tal qual ele retratou o Juízo Final.
Atualmente, é nela que acontece a conclave para a escolha do Papa.
A Capela Sistina fica ao lado da Piazza San Pietro e da sua Basílica, e da mesma forma, dentro dos Museus do Vaticano. Para chegar até ela é necessário percorrer todo o museu durante mais ou menos 1 hora. Depois disso, você chega, finalmente, na Capela Sistina.
Fique de olho no calendário dos museus e consequentemente da Capela Sistina, no site oficial, para desse modo conferir os dias e horários disponíveis para a visitação.
Grutas e Necrotério do Vaticano
No subsolo da Basílica de São Pedro está o túmulo do apóstolo, assim também é um dos passeios mais surpreendentes que você pode fazer no menor país do mundo. Embaixo da Basílica atual, construída em 1508, existia outra igreja e como resultado, nesse subsolo você vai encontrar as ruínas dessa antiga igreja. Nesse lugar, é onde foram encontrados os restos mortais do apóstolo Pedro e por isso o túmulo dele está lá.
Os Jardins do Vaticano
Esses jardins fazem parte da história do Vaticano. É um espaço perfeito para visitar num belo dia de sol. O lugar é tão grande, com cerca de 23 hectares, que dessa forma, ocupa metade do Vaticano, sendo eles, fechados por uma muralha. Logo, se prepare para caminhar!
Criou-se o jardim na Idade Média, por volta de 1279. Quando o Papa Nicolau III decidiu se mudar para o Vaticano, mandou fechar o jardim com muralhas. Dessa forma, ficou conhecido como Os Jardins Secretos do Vaticano.
Com o passar dos séculos ocorreram várias mudanças nos jardins, adquiriam características renascentistas. Entretanto, não deixaram de preservar a sua história nas fontes, estátuas, enfim, a arquitetura da época.
Compre os ingressos pela internet. As visitas sempre são guiadas. Você pode fazer o percurso a pé ou por um ônibus aberto. Os horários dos tours guiados acontecem das 8h15 às 12h45 de segunda a sábado.
2 Comentários
Pingback:
Pingback: